Marcelo Freixo está perto de ingressar no PDT

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) está diante de uma “escolha de Sofia”. Eleito pelo PSOL, ele está muito próximo de migrar para o PDT, que está lhe oferecendo a chance de se candidatar a governador nas eleições do ano que vem. O problema é que o líder máximo do PDT, Carlos Lupi, quer a filiação imediata de Freixo. Mas se ele fizer isso agora, o PSOL toma o seu mandato. A legislação atual diz que o mandato também é do partido, e ao trocar de legenda, o parlamentar fica sem o cargo.

 

PDT quer nome forte

Marcelo Freixo é a aposta de Lupi para levar o PDT de volta ao Palácio Guanabara, o que não acontece desde a época de Leonel Brizola. O dirigente tem pressa em definir um nome para a disputa. Uma vez no PDT, Freixo deve percorrer todos os municípios fluminenses fechando apoios e alianças políticas O partido tem outros pré-candidatos, como o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, mas Lupi acredita na popularidade de Freixo.

 

Sem perder o mandato

Sem coligações proporcionais, os partidos estão em busca de nomes fortes para disputar o Governo do Estado e para compor a lista de candidatos a senador, deputado federal e estadual. Pelas regras eleitorais, seis meses antes das eleições, ou seja, em março de 2022, os parlamentares poderão mudar de partido sem correr o risco de perderem o mandato. É a chamada “janela partidária”.

Dionísio Lins (foto de Julia Passos, Alerj)
Dionísio Lins (foto de Julia Passos, Alerj)

Sem pedágio dentro do mesmo município

Se depender do deputado Dionísio Lins, a cobrança do pedágio na Linha Amarela não voltará a ser realizada. Ele é o autor do projeto de lei que proíbe a cobrança de pedágio em rodovias dentro de um mesmo município. A proposta, no entanto, preserva os contratos já firmados com o poder público. É exatamente o caso da Linha Amarela, cuja concessão foi suspensa, e a Prefeitura do Rio prepara uma nova licitação para o ano que vem. Se o projeto de Dionísio Lins for aprovado e sancionado antes, a cobrança de pedágio na via não será possível.

 

Deputado sofre ameaças de morte

O deputado Filippe Poubel (PSL) comunicou aos órgãos de Segurança Pública do Rio de Janeiro esta semana ter recebido novas ameaças de morte. A presidência da Alerj e a Comissão de Segurança da Casa também foram informadas. Desde 2019, o deputado anda com escolta armada, após a Polícia Civil identificar, através de escutas, alto risco contra a sua vida. Esta semana, mensagens foram enviadas por três diferentes perfis às redes sociais do deputado após ele solicitar à polícia que impedisse a realização de um show em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Leia mais:

Deputado quer proibir película escura em carros oficiais

Deputados são eleitos vices, mas não tomam posse

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Uma viagem eno-astrológica

Tomar de empréstimo o léxico astrológico para fazer analogias entre as características dos vinhos e dos signos solares.

Alerj barra privatização da Cedae pela segunda vez

Projeto condiciona venda a renovação do Regime de Recuperação Fiscal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.