O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que nasceram juntos em 7 de novembro de 1955, comemoram nesta quinta-feira 69 anos de bons serviços prestados ao comércio. As entidades constituem dois marcos na história do comércio varejista do país.
“Assim, não é exagero dizer que o aniversário do CDL-Rio é um acontecimento que tem amplitude nacional porque a entidade nasceu da criação do SPC. Marcas de sucesso, o SPC revolucionou o sistema de crediário no Brasil e o CDL-Rio deu origem a criação de novos CDLs por todo o país e, inclusive, às entidades estaduais como a FCDL-RJ e a própria CNDL”, diz Aldo Gonçalves, presidente do Clube.
Numa época em que o comércio buscava estruturar-se e desenvolver-se para oferecer aos consumidores produtos e serviços que, até então, só eram vistos nas telas dos cinemas ou então nas pouquíssimas lojas de departamentos que vendiam produtos importados, o CDL-Rio, propulsor de ideias avançadas, já colaborava com essa transformação, discutindo e propondo ações e estimulando o empresariado lojista a ousar. Para vender mais, conquistar clientes e crescer.
“Na época da fundação do CDL-Rio e do SPC para avaliar a concessão de crédito os comerciantes percorriam quase uma via crucis. Contratavam profissionais para obter informações comerciais do candidato ao crédito em vários estabelecimentos, como açougues, armazéns, padarias e até os vizinhos que viviam nas cercanias da residência do eventual tomador do crédito. Para a efetivação do crediário levava-se até 20 dias com esses recursos. Hoje a aprovação é imediata”, avalia.
Desde a sua criação em 1955, o CDL-Rio tem descrito uma história de pioneirismo, propósitos e conquistas junto aos seus associados e ao longo dos seus 69 anos tem se destacado pelo uso eficiente de uma moderna infraestrutura que tem acompanhado as mudanças tecnológicas na prestação de serviços. Dessa forma tem atendido os associados nas mais diferentes demandas, graças ao nível de excelência das ações e no empenho da equipe de colaboradores, com diretrizes na ênfase do desenvolvimento das empresas do segmento do comércio do Rio de Janeiro.
Atualmente, o CDL-Rio, representante da Equifax/Boa Vista para todo o Estado do Rio, oferece cardápio extenso de soluções tecnológicas de ponta capaz de auxiliar o lojista no processo da tomada de decisões estratégicas para a sustentabilidade dos seus negócios.
Para o seu presidente, Aldo Gonçalves, isso só acontece porque “desde a sua criação, o CDL-Rio persegue o caminho da modernização em sintonia com as mudanças da conjuntura que exigem das organizações que as inovações sejam permanentes, tanto nos processos quanto nas operações do dia a dia, num contínuo aprimoramento.”
“O que se percebe é o fator tecnológico imprimindo força e velocidade na constituição de um novo ambiente mercadológico, em que a nossa entidade precisa estar na vanguarda e em sintonia com o desenvolvimento do setor comercial, de acordo com a evolução da cidade, do estado e do país”, conclui Aldo.
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