Marx volta ao palco

Reatualizado pelas manifestações que explodem nas ruas em várias partes do mundo, Karl Marx,  cujo Manifesto Comunista, escrito com o parceiro Friedrich Engels, é o segundo livro mais lido de todos tempos, atrás apenas da Bíblia, vê sua obra voltar a despertar a curiosidade de novos leitores. Na Espanha, uma edição em mangá recém-chegada às livrarias já vendeu 120 mil exemplares. Trata-se de uma adaptação livre do clássico de Marx no qual se inspirou o diretor de teatro chinês He Nian para transformá-la em um musical.

Pé no acelerador
A venda de automóveis na China teve o impressionante crescimento de 25,1% em abril, comparado ao mesmo período de 2012, o que manteve o país asiático no primeiro lugar mundial em comercialização de veículos. O Brasil subiu para a quarta colocação no ranking do mês e no acumulado do ano, com crescimento expressivo de 29,3% em relação a abril do ano passado.
Em segundo lugar aparecem os EUA, com aumento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Japão, ainda na terceira colocação, registrou alta de 9,6%. A Alemanha manteve a quinta posição em abril com alta de 3,9% nas vendas.
No campo negativo vêm Rússia, Índia e França, com retrações nas vendas de 7,9%, 6,9% e 5,1%, respectivamente. Os dados são da Jatto Dinamics do Brasil.

Leve alta
O Índice Fipe/Buscapé, que mede os preços praticados na internet, registrou aumento de 0,04% em junho. Apesar de ser apenas a quarta vez em que houve aumento de preço ao longo dos 29 meses em que o índice foi calculado, a pequena variação não torna possível afirmar que traduz a reversão de uma longa tendência deflacionária, informam as entidades que divulgam o indicador. Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 91 – ou 60% – tiveram um aumento médio de preço de 0,41%, enquanto 60 tiveram queda média de preços de 0,39%. Em um período de 12 meses, o índice registrou queda de 4,59%.

Sujo
Cinco anos após a vigência da lei paulista que autoriza a inscrição de condôminos devedores em serviços de proteção ao crédito por meio de protesto, 28% dos condomínios residenciais de São Paulo colocaram a medida em prática, aponta levantamento da Lello, empresa de administração do setor.

Seletividade
A mídia nativa conservadora mantém a opção pelo jornalismo seletivo. Assim como nas manifestações populares deu destaque desmedido ao vandalismo em detrimento das maiorias que foram às ruas, adota o mesmo comportamento em relação aos protestos em países vizinhos. Nesta última sexta-feira, um dos “jornalões” conservadores dedicou amplo espaço às reclamações por serviços públicos de qualidade, mas nem uma linha a respeito do pedido de punição para os que perseguiram, exilaram, torturaram e mataram a quem se opunha à ditadura militar no Uruguai.

Urbanismo
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) realiza, nos dias 2 e 4, às 10h, palestra sobre a nova legislação urbanística, com o coordenador de macroplanejamento da Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura do Rio, Daniel Mancebo. Será na Rua Evaristo da Veiga, 55, 21º andar, Centro.

Década de 90
Segundo o Ex-blog do ex-prefeito carioca Cesar Maia, citando dados do Centro de Estudos da Confindustria, desde o fim de 2007, a Itália já perdeu 15,3% de sua capacidade produtiva, a qual retrocedeu ao nível de 1990. De 2009 a 2011, cerca de 32 mil indústrias italianas desapareceram. O país acumula 30 meses de retração contínua da atividade industrial, ao se tornar um dos mais obedientes alunos na aplicação das políticas recessivas da tróica – FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Européia (CE).

Medida certa
“Bomba” nas redes: “A Globo paga para emagrecer um rico… e me pedem dinheiro para o Criança Esperança?”
 

Artigo anteriorSuspeitas
Próximo artigoQuestão de imagem
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.

Dia começando ruim nos mercados globais

Ontem, os mercados abertos na parte da tarde desaceleraram, com o Dow Jones fechando em queda de 0,10%.