Mas…

A maior parte do empresariado que aparece na mídia apoia a PEC do Teto dos Gastos, mas… Sempre há uma conjunção adversativa, que ajusta o discurso ao mundo real. Como mostrou esta coluna na edição de ontem, o presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini, defende a aprovação da PEC dos gastos e da reforma da previdência. “Porém, precisamos de algum elemento que reanime a economia. Caso contrário, quanto maior o ajuste fiscal, menor será a arrecadação do governo.”

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) é a ponta de lança da austeridade fiscal, mas… é contra a devolução antecipada de recursos do BNDES ao Tesouro Nacional. Vai além, reivindica “o provimento de crédito pelo BNDES ao capital de giro e outras formas de apoio financeiro visando evitar colapso das empresas, o que teria consequências econômicas gravíssimas”, conforme documento entregue mês passado à presidente do Banco, Maria Silvia Bastos Marques.

O diretor da Fiesp Paulo Francini apoia as medidas do novo governo, mas… o departamento que dirige alterou a previsão de queda da indústria no ano de 6,4% para 9%. “O ano vai terminar pior para a indústria do que 2015. Talvez o PIB não caia tanto quanto no ano passado, mas o comportamento da indústria vai ser pior em 2016”.

A “restauração da confiança” prometia a retomada dos investimentos. Mas até os índices de confiança já dão demonstração de cansaço, e as instituições financeiras voltaram a colocar em viés de baixa o crescimento da economia este ano (noves fora refletirem a pressão sobre o governo para acelerar as mudanças, já que o tempo e o debate conspiram contra as medidas antipopulares).

Patrimônio do Brasil

Apesar de todo o bombardeio das empresas de mídia, a Petrobras foi escolhida a cara do Brasil por 13% dos entrevistados pelo Datafolha. Ficou bem à frente de Coca-Cola e Banco do Brasil, que ficaram empatados em segundo, com 4% das menções cada.

Espelho

A polícia deveria conferir, através das imagens, se a bicicleta que a jovem atropelada e morta por um ônibus no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, no início de outubro, tinha os equipamentos exigidos. Os veículos alugados pela Bike Rio, com patrocínio do banco Itaú, nem sempre têm boa manutenção, e é fácil ver bicicletas sem o obrigatório espelho retrovisor esquerdo. Se for o caso da alugada pela jovem, ela pode ter ficado sem a possibilidade de ver o ônibus se aproximando.

Paralelo

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, está sendo acusado por uma ex-defensora pública, Thuli Madonsela, de conceder amplos poderes a uma rica família de origem indiana, que nomearia e demitiria ministros.

É o mais recente ataque ao governo do Congresso Nacional Africano (CNA). Zuma tem sido alvo de constante bombardeio, e a oposição foi às ruas este final de semana protestar.

Alguém vê alguma semelhança com o Brasil, parceiro da África do Sul nos Brics?

Potencial desperdiçado

O potencial de crescimento torna África atrativa para investimentos de brasileiros, afirmou o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), Akinwumi Adesina, durante a abertura do 4º Fórum Brasil África, em Foz do Iguaçu (PR).

Alguém deveria levar a palestra de Adesina à força-tarefa da Lava Jato, que insiste em culpar o ex-presidente Lula por querer ampliar a presença brasileira nos países africanos.

Rápidas

No próximo dia 10, a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) participará do Combate à Pirataria no Mercado de Software e TV por Assinatura, que acontecerá na sede da OAB/SP, às 19h. Atualmente, o índice de pirataria de software no Brasil está em 47%, de acordo com a BSA – The Software Alliance. Mais informações: www.oabsp.org.br *** A Anhanguera do Belenzinho recebe de 11 a 13 de novembro, das 9h às 21h, a primeira edição do Congresso Internacional de Enfermagem. Entre os estrangeiros, virão o diretor do Departamento de Liderança Organizacional na Andrews University, Robson Marinh, e o professor angolano do Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto, Antônio Vasco Matemba. As inscrições poderão ser realizadas até o dia do evento pelo site http://ciitecenf.com/inscricao/ *** “Compra e Venda de Empresas – Estruturação, Avaliação e Negociação” é o curso que o Ibef-Rio realiza dia 16 próximo, pela manhã. Informações: (21) 2217-5555 *** Daniel Abbud e Daniel Gava, fundadores da startup Beblue, vão apresentar o caso de sucesso da empresa no Fórum de Inovação Mastercard, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, em Miami *** Para os apaixonados por dança de salão, o Carioca Shopping realiza dia 8 o Baile Itaú Viver Mais. O evento é gratuito *** O Centro de Cidadania Fiscal, coordenado por Bernardo Appy e pelo professor da FGV Direito SP Eurico de Santi, promove na segunda, a partir das 8h30, seminário que analisa o tema da guerra fiscal estadual *** Começa na próxima terça a NT Expo – 19ª Negócios nos Trilhos, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, em São Paulo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás