Mata

103

Desde 18 de setembro até as 20h desta segunda-feira o trânsito já provocou a morte de 3.261 pessoas no país; outras 10.332 foram hospitalizadas. Os dados são do relógio virtual (www.chegadeacidentes.com.br) que estima a evolução da quantidade de vítimas. Esses acidentes correspondem a cerca de R$ 2,9 bilhões – o valor daria para construir 20km de trilhos de metrô em São Paulo, ou 58 hospitais de reabilitação, ou quase 83 mil casas populares. O Chega de Acidentes, movimento pela implantação de um Plano Nacional de Segurança Viária no Brasil, é integrado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), entre outras entidades.

P&D
Durante a sessão de abertura do VIII Encontro Nacional de Inovação Tecnológica (Enitec), em São Paulo, o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Francelino Grando, anunciou a transformação da Secretaria de Tecnologia Industrial em Secretaria Nacional de Inovação. “A missão é agregar valor a processos e produtos visando à inserção competitiva do país em uma economia sustentável. No século XXI, a única possibilidade de desenvolvimento é a sustentável,” disse Grando.
O secretário, em nome do ministro Miguel Jorge, também defendeu a manutenção e o aprimoramento – com maior percentual para pesquisa e desenvolvimento – da Lei do Bem, prevista para terminar dia 31 de dezembro.

Prematuro
Para o Conselho Regional de Engenharia do Rio (Crea-RJ), é prematuro dizer que acidentes em trens da SuperVia foram motivados exclusivamente por vandalismo. O conselho já recebeu denúncias de falta de manutenção dos trens e pede que seja aprofundada a discussão sobre manutenção.

Xícara
A etapa de prova e escolha dos melhores lotes do 8º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo será realizada nestas terça e quarta-feira. A seleção será feita em Santos. Os dez melhores lotes serão leiloados em 29 de outubro. Participam os cafés vencedores dos campeonatos regionais de 13 associações, cooperativas e sindicatos regionais.

Espaço Publicitáriocnseg

Inverno
Quem dependeu da Claro ou da Vivo para acertar o relógio do aparelho de celular pelo Horário de Verão perdeu compromissos: diferentemente dos italianos da TIM, que fez o dever de casa, a operadora dos mexicanos e a dos espanhóis deixou na mão seus clientes que optam pela atualização automática de horário. Os usuários da Oi não tiveram esse problema: a operadora brasileira não oferece o serviço…

Sem foto
Os últimos acontecimentos envolvendo guerras entre traficantes e embates com a polícia do Rio de Janeiro devem ter se passado em Marte ou, então, marcam um novo paradigma dos “jornalões” da capital do estado. Diferentemente de todos episódios semelhantes – alguns até bem menos graves – ocorridos nos mandatos de outras administrações, desta vez, a foto do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), não compareceu à primeira página nem teve seu nome e responsabilidade sobre a segurança pública associados em nenhum momento aos lamentáveis acontecimentos. Vai ver, a culpa é do Brizola, do Garotinho, ou, quem sabe, do Chávez!

Questão gramatical
Se Cabral teve o desprazer de estar no Rio em final de semana tão violento – Paris, afinal, não é tão boa em outubro quanto em abril – pôde, pelo menos, contar com a cumplicidade também da televisão sobre a atuação da polícia estadual nos atentados realizados pelo tráfico. Sem ser questionado, apenas exibiu sua revolta; em seguida, o Jornal Nacional emplacou uma reportagem sobre as unidades de polícia pacificadora (UPP). Um advérbio fez toda a diferença: “As UPPs já foram implantadas em cinco favelas…”. Se fosse nos governos de Garotinho ou da Benedita, certamente o advérbio seria outro: “Apenas cinco das quase mil favelas do Rio…”

Século XXII
Ao ritmo de cinco UPPs a cada três anos, o carioca poderá sair às ruas com segurança daqui a 600 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui