Material de limpeza tem alta de 4.673% no volume de compras online

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De acordo com estudo do Compre & Confie, ao analisar os produtos que mais cresceram em vendas durante a quarentena, esses itens são os campeões, com aumento de 4.673% no volume de compras virtuais em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados, coletados de 24 de fevereiro a 3 de maio, em segundo lugar estão as vendas de floreiras e plantas artificiais, com aumento de 2.026% no volume de pedidos durante o período, também em relação ao mesmo intervalo de tempo de 2019.

Em terceiro lugar, estão os guarda-brinquedos, com aumento de 1.977%. Por fim, estão as velas de aniversário, com incremento de 1.729% e caixas decorativas (+1416%).

Ao analisar o montante arrecadado por produtos no período, é possível notar que as caixas decorativas ocupam a liderança (com aumento de 2.769% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado), seguidas por materiais de limpeza (+2.713%), floreiras e plantas artificiais (+1.964%) e por joysticks de videogame (+1.310%). Por fim, estão os guarda-brinquedos, com aumento de 1.140% em relação ao mesmo período de 2019.

Outro estudo, realizado pela plataforma Meca e pela empresa de pesquisa Talk Inc com mais de 1.500 pessoas identifica os principais desafios, mudanças de comportamento e tendências para o futuro pós-coronavírus.

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Em um primeiro recorte da pesquisa, realizado com 1.064 pessoas de todo o país e de todas as classes sociais, 48% tiveram suas rendas afetadas (porcentagem que aumenta para 72% entre as famílias de baixa renda). Mais da metade das pessoas declara estar consumindo mais notícias que anteriormente e a TV aberta é o principal meio de informação dos entrevistados; 71% mudaram seus hábitos de consumo e 81% veem um lado positivo no isolamento social, principalmente por estarem passando mais tempo com a família (59%).

A pesquisa também questionou os participantes sobre as responsabilidades e as ações efetivas de diferentes atores sociais diante da pandemia, verificando contrastes significativos. Governo Federal e os próprios cidadãos foram avaliados como atores com grandes responsabilidades diante da pandemia e com ações abaixo do esperado. A grande mídia e governos estaduais e municipais são atores com menores diferença entre a expectativa (responsabilidade) e a entrega (ações), de acordo com a avaliação dos participantes.

A parte da pesquisa realizada com o público da plataforma multicultural Meca, sendo mais da metade entre 26 e 35 anos, aponta que os sentimentos que se sobressaem são na maioria ligados a algum tipo de ansiedade: 29% responderam que o principal desafio no momento é manter a saúde emocional em equilíbrio. Ansiedade, medo, angústia e esperança foram os sentimentos mais relatados. Com relação a isso, 17% diminuíram o consumo de notícias, como forma de controlar os sentimentos negativos, enquanto 57% aumentaram o consumo de notícias no período.

Ainda assim, 80% dos pesquisados acreditam que a quarentena tem um lado positivo e 41% têm expectativas otimistas para o mundo pós-pandemia. Passar mais tempo em casa faz ressignificar as atividades simples e cotidianas, como cozinhar ou conversar com os amigos.

Dentre as preocupações que rondam o pensamento dos entrevistados também está a saúde financeira. Entre os profissionais informais/liberais, 85% já sofreram impactos negativos em suas rendas. E isso levou a mudanças na vida cotidiana: cerca de 90% dos participantes mudaram hábitos de consumo e estão consumindo menos (principalmente moda, álcool e lazer), seja por redução de gastos, apoio a comerciantes locais ou pelas restrições do isolamento.

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