Mateus

O governo espera executar, até meados de 2007, a primeira etapa do projeto de transposição do Rio São Francisco, levando o abastecimento humano e animal aos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Mas o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, não descuida das eleições do ano que vem e quer levar pelo menos 6 m³/s para o seu Ceará antes do Natal de 2006. O projeto está bem mais modesto: dos 360m³/s previstos inicialmente, caiu para 26m³/s. Até porque, como admitiu o ministro, “o São Francisco está ferrado, não por causa do projeto, mas sim por um modelo de insustentabilidade adotado pelos governos anteriores”.

Brasilidade escondida
O ex-presidente do BNDES Carlos Lessa se encontrou nesta segunda-feira com o vice-presidente do banco, Demian Fioca, num almoço no Art Station, restaurante a quilo preferido do professor da UFRJ. Os muitos gestos – sem querer um copo de água voou e molhou Fioca – e o tom elevado da voz não permitem dizer que foi uma reunião social. No cardápio, a Enciclopédia da Brasilidade, obra que Lessa acusa o BNDES de haver censurado, após a sua saída da presidência. Apenas 11 exemplares conseguiram “vazar” de uma sala do BNDES e foram apresentados no final do dia na ABI. O vice do BNDES, de cabeça baixa, falava ainda mais baixinho, provavelmente alegando que Mantega sempre foi um democrata e nunca censuraria um livro.

Outra voz
A Telesur, estação de TV via satélite em espanhol criada pelos governos da Venezuela, Argentina e Uruguai, prepara-se para entrar no ar no próximo domingo. A Telesur funcionará 24 horas por dia com sede na Venezuela e correspondentes na Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Estados Unidos. “Este é um projeto político porque vai ajudar a integração latino-americana”, disse o diretor-geral da Telesur, Aram Aharonian.

Como ela é
Na próxima quinta, será lançado no Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, no Centro do Rio, o projeto “Nelson Rodrigues – 25 anos”, a maior homenagem ao autor feita até hoje. Além das peças Os sete gatinhos (julho) e Anjo Negro (4 de agosto), estão programadas leituras dramáticas de contos de A vida como ela é, projeção de filmes e vídeos e uma grande mostra de fotografias e cartazes de peças e filmes, documentando a trajetória desses espetáculos desde as suas primeiras montagens.

Massa brasileira
A Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram convênio para promover a exportação do macarrão brasileiro para mercados como África, América Central, Mercosul e sul dos Estados Unidos. Com este projeto, mais de R$ 1,2 milhão serão investidos pela iniciativa privada e governo federal. A meta de exportação das empresas que participam do convênio para os próximos 12 meses é de US$ 5,7 milhões.

Leão unido
A partir de 22 de agosto, os procedimentos para abertura, alteração e encerramento de firmas será consideravelmente simplificado no Estado de São Paulo. Bastará ao contribuinte paulista preencher e enviar formulário eletrônico por meio da página da Receita Federal na Internet, utilizando o Programa Gerador de Dados (PGD). Isso substituirá idas e vindas a Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da Fazenda. Na prática, significa a unificação dos cadastros do fisco paulista e da Receita Federal.

Letra viva
A discussão em torno do pensamento de Celso Furtado durante o Fórum BNB de Desenvolvimento reuniu na mesma mesa o filho do economista, André Furtado, que é professor da Universidade de Campinas, e os veteranos César Galvan, do Centro Josué de Castro, e Paul Singer, da Universidade de São Paulo, que também é membro do Conselho de Desenvolvimento Social do governo federal. André Furtado lembrou a importância de dar continuidade ao pensamento do pai, “porque ajuda a compreender as transformações que estão em curso das sociedade brasileira”.

Artigo anteriorPizza elétrica
Próximo artigoAto falho
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.