Mau velhinho

Judiar dos velhinhos não é o esporte preferido apenas na Previdência. A Receita Federal parece seguir o mesmo caminho, ao deixar para o último lote a devolução do Imposto de Renda dos que fizeram a declaração em papel. Menos atualizados com a tecnologia, geralmente são os contribuintes mais velhos que menos utilizam a Internet. Mas o ajuste fiscal não poupa também os mais modernos: milhões de pessoas com direito a devolução que enviaram declarações pela rede só devem ver a cor do dinheiro em meados de dezembro.

Pleno emprego
O lançamento oficial do Movimento Desemprego Zero – Por uma política de promoção do pleno emprego no Brasil será nesta terça-feira, às 18h, no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124, Rio de Janeiro). Participarão do debate João Pedro Stédile (MST), Antônio Carlos Spis (CUT), João Luiz Duboc Pinaud e José Carlos de Assis. Será feita uma homenagem a Celso Furtado. Entre as entidades organizadoras estão Aepet, Cofecon, Consulta Popular, CUT, Ibase, MST e SBPC. Detalhes em www.desempregozero.org.br

Opção Jandira
Para os que vêem nas eleições para a Prefeitura do Rio mera disputa entre os continuístas de ontem e os continuístas de hoje, recheada ainda pela presença de arrivistas e folclóricos, uma alternativa pode vir do PCdoB. As Conferências Municipal e Estadual do partido no Rio decidiram encaminhar à sua direção nacional o nome da deputada federal Jandira Feghali para entrar na disputa. Resta saber se o Comitê Central, conhecido por seu pragmatismo, optará pela oportunidade de ocupar espaços junto ao eleitorado órfão de mudanças efetivas ou  por amarrar seu destino à previsível candidatura do deputado Jorge Bittar (PT-RJ).

Que é isso, sô!
Os parcos esforços mobilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte para organizar o Fórum Social Brasileiro, encerrado no último dia 9 naquela capital, fazem crescer a desconfiança de que, no poder, o PT cada vez mais se desinteressa da construção de alternativas ao neoliberalismo. Diferentemente do Fórum de Porto Alegre, em BH inexistiu um esquema eficiente da prefeitura petista para transportar os visitantes de outras cidades e a qualidade da comida oferecida no Mineirinho e arredores evidenciou falta preocupação com os estômago dos participantes do evento. Já a imprensa foi instalada em local precário e, no último dia, a infra-estrutura – sobretudo sanitária – simplesmente parou de funcionar.

Filantropia
O Prêmio Nacional de Seguridade Social, na categoria filantropia, será entregue à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

Porto seguro
Um mercado em expansão que chegará a US$ 750 milhões no final deste ano, o Irã responde por um terço das exportações brasileiras para o Oriente Médio. Vinte empresários iranianos participam nesta segunda-feira de seminário organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Irã do Rio de Janeiro, com o apoio da Embaixada do Irã e da Associação Comercial (ACRJ). Começará às 9h, na Rua da Candelária, 9/12º andar.

Número um
A cidade de Chicago entrou na competição para ser a anfitriã permanente do Secretariado da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O prefeito Richard Daleyacha que a cidade é “global, multicultural, focada em negócios e que oferece acesso incomparável por todo o hemisfério ocidental” e poderia oferecer o melhor acesso às capitais de negócios européias e asiáticas. Chicago é campeã em movimentação de contâineres intermodal no hemisfério ocidental, o hub de aeroporto número 1 (com 428 vôos diretos semanas para países da futura Alca) e o hub de comunicações número 1 (prestando atendimento a 50% do tráfego Internet do mundo).A cidade é morada para uma população latina e caribenha de 1,3 milhão, entre os 8 milhões que compõem a população total de Chicago.

Artigo anteriorRaspadinha
Próximo artigoSaco vazio
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Shoppings: menos sacolas e mais entretenimento e serviços

Shopping não será mais um destino de aquisição de produtos e sim uma nova forma de usufruir dos serviços.

Nove em 10 brasileiros consideram grave situação da pandemia

Mais da metade está com muito medo do coronavírus e três quartos da população perderam alguém conhecido para a Covid-19.

Barômetros Globais sobem pelo 3º mês seguido

Neste mês, Hemisfério Ocidental mais contribui para a alta, ao crescer 7,9 pontos, seguida da região da Ásia, Pacífico e África.

SP: preço do aluguel volta a cair após três meses em alta

Vendas de imóveis usados sobem 23,02% na capital, diz pesquisa do Creci.

Frango: 11 plantas perdem autorização de venda a sauditas

Produção das unidades brasileiras suspensas representa até 65% do frango halal exportado pelo país à Arábia Saudita.