Medalha de ouro

17

Cuba e Canadá têm a menor taxa de mortalidade infantil das Américas: cinco óbitos para cada mil crianças nascidas, segundo levantamento da Unicef, organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) para a infância. Os dois países são seguidos por: Estados Unidos (6), Chile (8), Costa Rica e Uruguai (14), Argentina (15), Colômbia (17)  e Venezuela (18).

Quase Haiti
Com 31 mortes a cada mil bebês nascidos, o Brasil ocupa um vergonhoso 18º lugar no ranking de mortalidade infantil da Unicef. O país fica à frente apenas de Guatemala (32) e    Haiti (84).

Agulha
A acupuntura está sendo usada em atletas que se preparam para as próximas olimpíadas, em Pequim, como a meio-fundista Ana Paula Pereira. A técnica – que permite aumento na força máxima dinâmica e na força explosiva dos velocistas – foi criada pelo acupunturista e fisioterapeuta Márcio De Luna. Em pesquisa com 16 atletas de alto rendimento, ele constatou benefício em 100%. O protocolo de tratamento também pode melhorar o desempenho muscular e o estado geral de pacientes portadores de doenças degenerativas neurológicas e musculares.

“Hermanos”
Ao adquirir 200 Toyota Hilux SW4 para equipar a polícia, o Ceará não apenas mostrou ao mundo sua riqueza. Demonstrou também como é possível criar empregos… em outro país. Os luxuosos carros – ao custo de R$ 150 mil cada – foram produzidos na Argentina.

Isca
Convênio entre a Secretaria estadual de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) e 16 associações e colônias de pescadores artesanais de vários municípios daquele estado, vai permitir o repasse de R$ 1,639 milhão para investimentos em capacitação profissional e aquisição de equipamentos para a pesca artesanal. O Pará é o maior produtor de pescado do país, mas o quarto em exportação. A pesca artesanal é praticada por 100 mil famílias de pescadores em todo o estado.

Aprendiz
Lula não inventou a moda de editar MPs no apagar das luzes do ano. Ele aprendeu a lição com o professor FH, que fez isso reiteradamente em seus oito anos de governo. O atual presidente usa o expediente para engordar seus programas eleitoreiros e assistencialistas; o tucano preferiu ajudar o andar de cima, inclusive aqueles que não sabem direito como declarar o Imposto de Renda.

Nocaute
Os grills George Foreman ganharam o selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que garante que o produto a ser adquirido é amigo do coração, propondo uma alimentação mais saudável, pois não exigem acréscimo de óleo para o preparo dos alimentos.

Turismo
O professor Mauricio Werner, da UniverCidade, tomou posse, nesta segunda, no Conselho Universitário de Turismo do Rio, criado pelo prefeito Cesar Maia.

Tertius
O cientista político Theotonio dos Santos enviou carta ao presidente Lula reivindicando o apoio do Brasil a sua candidatura a secretário permanente do Sistema Econômico Latino-americano (Sela), organização intergovernamental, com sede na Venezuela e que reúne 23 países da região. O Sela é responsável pela Declaração dos Direitos dos Povos e uma Nova Ordem Econômica Mundial.
Havia dois candidatos ao posto, um mexicano e um argentino, mas, diante da ausência de consenso entre seus integrantes, a organização decidiu, em novembro passado, adiar a eleição para março. Para Santos, que integra o Conselho Editorial do MM, o impasse aponta para a necessidade de um tertius e defende que o Brasil, apresente seu próprio candidato, “assegurando seu papel fundamental na definição dos caminhos dessa nova etapa da integração sul e latino-americana”: “Creio que a minha trajetória intelectual e política na região torna a minha candidatura muito bem aceita para esta tarefa”, argumenta Santos.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui