Medalha de ouro

Cuba e Canadá têm a menor taxa de mortalidade infantil das Américas: cinco óbitos para cada mil crianças nascidas, segundo levantamento da Unicef, organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) para a infância. Os dois países são seguidos por: Estados Unidos (6), Chile (8), Costa Rica e Uruguai (14), Argentina (15), Colômbia (17)  e Venezuela (18).

Quase Haiti
Com 31 mortes a cada mil bebês nascidos, o Brasil ocupa um vergonhoso 18º lugar no ranking de mortalidade infantil da Unicef. O país fica à frente apenas de Guatemala (32) e    Haiti (84).

Agulha
A acupuntura está sendo usada em atletas que se preparam para as próximas olimpíadas, em Pequim, como a meio-fundista Ana Paula Pereira. A técnica – que permite aumento na força máxima dinâmica e na força explosiva dos velocistas – foi criada pelo acupunturista e fisioterapeuta Márcio De Luna. Em pesquisa com 16 atletas de alto rendimento, ele constatou benefício em 100%. O protocolo de tratamento também pode melhorar o desempenho muscular e o estado geral de pacientes portadores de doenças degenerativas neurológicas e musculares.

“Hermanos”
Ao adquirir 200 Toyota Hilux SW4 para equipar a polícia, o Ceará não apenas mostrou ao mundo sua riqueza. Demonstrou também como é possível criar empregos… em outro país. Os luxuosos carros – ao custo de R$ 150 mil cada – foram produzidos na Argentina.

Isca
Convênio entre a Secretaria estadual de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) e 16 associações e colônias de pescadores artesanais de vários municípios daquele estado, vai permitir o repasse de R$ 1,639 milhão para investimentos em capacitação profissional e aquisição de equipamentos para a pesca artesanal. O Pará é o maior produtor de pescado do país, mas o quarto em exportação. A pesca artesanal é praticada por 100 mil famílias de pescadores em todo o estado.

Aprendiz
Lula não inventou a moda de editar MPs no apagar das luzes do ano. Ele aprendeu a lição com o professor FH, que fez isso reiteradamente em seus oito anos de governo. O atual presidente usa o expediente para engordar seus programas eleitoreiros e assistencialistas; o tucano preferiu ajudar o andar de cima, inclusive aqueles que não sabem direito como declarar o Imposto de Renda.

Nocaute
Os grills George Foreman ganharam o selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que garante que o produto a ser adquirido é amigo do coração, propondo uma alimentação mais saudável, pois não exigem acréscimo de óleo para o preparo dos alimentos.

Turismo
O professor Mauricio Werner, da UniverCidade, tomou posse, nesta segunda, no Conselho Universitário de Turismo do Rio, criado pelo prefeito Cesar Maia.

Tertius
O cientista político Theotonio dos Santos enviou carta ao presidente Lula reivindicando o apoio do Brasil a sua candidatura a secretário permanente do Sistema Econômico Latino-americano (Sela), organização intergovernamental, com sede na Venezuela e que reúne 23 países da região. O Sela é responsável pela Declaração dos Direitos dos Povos e uma Nova Ordem Econômica Mundial.
Havia dois candidatos ao posto, um mexicano e um argentino, mas, diante da ausência de consenso entre seus integrantes, a organização decidiu, em novembro passado, adiar a eleição para março. Para Santos, que integra o Conselho Editorial do MM, o impasse aponta para a necessidade de um tertius e defende que o Brasil, apresente seu próprio candidato, “assegurando seu papel fundamental na definição dos caminhos dessa nova etapa da integração sul e latino-americana”: “Creio que a minha trajetória intelectual e política na região torna a minha candidatura muito bem aceita para esta tarefa”, argumenta Santos.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInflação da praia
Próximo artigoContramão

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,