O Banco Central da Líbia está fazendo esforços para facilitar o acesso ao câmbio no país e aliviar a escassez da moeda local, de acordo com informações de análise do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia líbia. O fundo divulgou nota após sua equipe, liderada por Dmitry Gershenson, visitar Túnis, na Tunísia, de 2 a 6 de dezembro, para discutir os últimos fatos econômicos da Líbia.
No material, o FMI destaca que o Banco Central da Líbia reduziu o imposto sobre o câmbio de 27% para 15%, aumentou os limites de crédito e subsídios para pessoas físicas e tomou medidas para regular as atividades das operadoras de câmbio. Com as iniciativas, a diferença entre as taxas de câmbio oficiais (mais impostos) e paralelas diminuiu de 13% em julho para 8% no último mês de novembro.
O Banco Central da Líbia também combate a escassez de moeda do país por meio da injeção de liquidez no sistema bancário e da expansão dos serviços de pagamento eletrônico. Além disso, o setor bancário vem levantando capital de acordo com as diretrizes da instituição financeira. O FMI informa que sua equipe discutiu com as autoridades a importância de desenvolver ferramentas de política monetária que ajudam o banco central a garantir o funcionamento eficiente do mercado de câmbio.
Segundo o FMI, após a interrupção na produção de petróleo em agosto e setembro, o crescimento projetado do Produto Interno Bruto em 2024 foi revisado para baixo. Já previsão de crescimento do PIB para 2025 foi revista para cima, refletindo a recuperação esperada na produção de petróleo. As estimativas, porém, estão sujeitas a riscos por tensões geopolíticas e possíveis mudanças no cenário do petróleo.
A análise do FMI aponta como caminho para a economia o controle dos gastos e diz que ela é consistente com a atual estrutura macroeconômica da Líbia. A instituição afirma que é fundamental que as autoridades líbias concordem com as prioridades de gastos por meio de um orçamento unificado aprovado para 2025. O orçamento deve, entre outros benefícios, ajudar a melhorar a gestão dos recursos no país.
Agência de Notícias Brasil-Árabe
Leia também:
Projeto de lei de Trump tira dos pobres e dá aos ricos
Projeto de lei de impostos de Trump reduz renda dos mais pobres e beneficia ricos; chance de recessão nos EUA diminui
Sheinbaum: políticas de imigração dos EUA prejudicam sua economia
Presidente disse que o lado americano afirmou que ‘buscará ter o melhor relacionamento’ entre os dois governos e países
Importação dos EUA cresce 2x mais que exportação
Alguns produtos de exportação do Brasil parecem estar sentindo impacto das tarifas dos EUA
Déficit dos Estados Unidos será recorde em tempos sem guerra
Secretário do Tesouro, Scott Bessent admite déficit dos EUA na casa de 6,7% após outros 2 anos acima de 6%
Trump se diz cada vez menos confiante em chegar a novo acordo nuclear com o Irã
Presidente americano diz que Teerã parece estar procrastinando e argumenta que seria melhor conseguir um pacto sem guerra
Bolsas à espera de avanço nas negociações entre China e EUA
China e EUA iniciam em Londres negociações sobre disputas comerciais; assessor de Trump espera acordo imediato