Medo

Pesquisa feita pela Professional Risk Managers Association mostra as maiores preocupações entre executivos financeiros dos EUA: mudanças das regras pelo governo (40%); inflação (28%); e perdas com crédito (20%). Com o recado das urnas. Talvez Obama se arrisque a tornar as preocupações do mercado uma realidade.

Insegurança móvel
Quatro entre cinco pessoas se preocupam muito com a perda de celulares e smartphones, por causa da perda dos dados. Ao mesmo tempo, praticamente três em cada quatro pessoas usam seus dispositivos móveis para compartilhar ou acessar informações pessoais ou corporativas confidenciais. Os dados constam de estudo realizado mundialmente pela Juniper Networks. Cerca de 44% dos entrevistados usam seus dispositivos pessoal e profissionalmente, enquanto apenas 4% restringem o uso apenas ao campo profissional; 81% dos entrevistados admitem que usam seus aparelhos para acessar a rede da empresa sem o devido conhecimento ou permissão, e 58% fazem isso diariamente. Apenas 24% dos entrevistados alteram periodicamente as configurações de segurança dos seus aparelhos móveis; 9% desconhecem estas configurações; 14% não têm ao menos senha.

Trabalho de todos
Apenas um prédio do condomínio de luxo Golden Green, na Barra da Tijuca (RJ), deixou de despejar na natureza 96 toneladas de lixo em cinco anos de projeto de reciclagem. Nos últimos dois anos foram coletados 250 litros de óleo de cozinha usado, o que representa deixar de poluir 250 milhões de litros de água. Só para exemplificar: 250 milhões de litros de água encheria aproximadamente 91 piscinas olímpicas de natação. O valor arrecado na venda de materiais reciclados foi destinado à compra de 338 cestas de alimentos e 90 aves para o Natal dos funcionários do edifício.

Ouro
Com os pedágios cada vez mais caros e em mais estradas, é justo o projeto apresentado pelo deputado Altineu Cortes (PR) na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) que torna obrigatória a inclusão do cartão de débito entre as formas de pagamento aceitas nas praças de pedágio sob administração do estado e de concessionárias.

Sorvedouro
Com a descoberta de mais um mega poço do pré-sal, anunciada sexta-feira, ao que tudo indica as melhores previsões para as reservas de petróleo brasileiras estão se confirmando. No entanto, boa parte dessa riqueza já não é mais nossa. De acordo com o engenheiro Paulo Metri, somente a petroleira portuguesa Petrogal, parceira da Petrobras em diversos leilões, já possui petróleo do pré-sal o bastante para garantir a auto-suficiência do país europeu por cerca de 30 anos.

Regulação
A Federação Nacional dos Jornalista (Fenaj) e a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) ingressaram, dia 19, junto ao Supremo Tribunal Federal, com ação direta de inconstitucionalidade por omissão (Adin), cobrando do Congresso Nacional a regulamentação dos artigos da Constituição sobre a Comunicação Social. Encaminhada pelos advogados Fábio Konder Comparato e Georghio Alessandro Tomelin, a Adin reivindica, ainda, a regulamentação do direito de resposta, que, após revogação da Lei de Imprensa pelo STF, virou terra de ninguém.

Adesivo
“Como fixar a sua marca e atrair o consumidor” é a palestra que a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizará em 17 de novembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em http://migre.me/1MH1V

Gol contra
Apenas três dias após o segundo turno das eleições, os brasileiros que consideram o debate sobre a democratização dos meios de comunicação meramente ideológico e genérico têm um exemplo prático dos efeitos do monopólio na área. Num dia em que o Campeonato Brasileiro tem três jogos envolvendo os quatro primeiros colocados – Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Botafogo – a Globo, detentora exclusiva dos direitos de transmissão, decide exibir para o Rio Ceará x Flamengo. Sem dúvida, dois times de torcidas apaixonadas e numerosas, mas que, hoje, travam uma emocionante disputa entre, respectivamente, o 11º e o 13º lugares, privando os torcedores do Rio de assistirem a partidas de maior interesse para o destino da competição.

Artigo anteriorEsvaziamento
Próximo artigoVacilação&culpa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.