Melhor procurar o agiota

Informa o cartão American Express a um pato, quer dizer, cliente: os encargos no crédito rotativo em agosto foram de 12,99% – ao mês. O Custo Efetivo Total (CET) alcançou espantosos 332,99% ao ano. E a provável manutenção da taxa básica Selic, na reunião desta quarta-feira do Copom, não vai impedir que os juros do Amex subam um ponto percentual por mês em setembro. Enquanto a Selic – maior taxa básica real do mundo – deve permanecer em 10,75% ao ano, o cartão de crédito cobrará do incauto que usar o rotativo 3,24 pontos percentuais a mais por mês!

Para todos
O pedido de cassação da candidatura de Roseana Sarney, no Maranhão, apoiado pelo Ministério Público Eleitoral, dá ao TSE uma grande oportunidade para mostrar que a Lei da Ficha Limpa não se destina apenas a afastar da disputa eleitoral os candidatos que não agradam aos detentores do poder nos estados.

Apito
Candidato a governador do Maranhão, Jackson Lago disse que a família Sarney domina o Maranhão desde que lamparina dava choque e telefone era preto. Lago foi eleito governador, mas perdeu o cargo para Roseana Sarney no “tapetão”.

Novos atores
O soft-power deve ocupar o lugar do hard-power, comenta Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios a respeito da retirada das tropas norte-americanas do Iraque e, proximamente, do Afeganistão. “A crise de 2008/2009 representou um ponto de inflexão na política externa norte-americana”, afirma. Para o Brasil, estas mudanças podem representar uma oportunidade de ascensão no cenário internacional, conclui o analista.

Sob nova direção
Julio Gomes de Almeida, que foi o principal economista do Iedi e ultimamente colaborava na condição de consultor, se desliga da entidade a partir desta quarta-feira. Rogério César de Souza, que colabora desde 2007 com o Iedi, passa a ocupar o cargo de economista-chefe.

Não é só fumaça
A notícia de que o número de fumantes caiu em 45% desde 1989 é caso exemplar de continuidade uma boa política pública. Além dos milhões de vidas salvas, a queda permitiu economia de pelo menos oito dígitos aos cofres públicos, com a redução de gastos com Saúde. E é o tipo da notícia que tanto Serra, quanto Dilma podem capitalizar.

Exemplo a seguir
A expressiva queda do número de fumantes confirma, ainda, que, diferentemente do defendido pelos órgãos de publicidade, a restrição de propaganda de drogas legalizadas, bem como de outros produtos prejudiciais aos seres humanos, tem, sim, repercussão no menor consumo. E deve servir de estímulo para rebater os argumentos corporativos do Conar contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de restringir os anúncios de  alimentos altamente calóricos.

Segundo câncer
Ilustração exibida no maço de uma marca de cigarro de palha fabricado em Minas Gerais e muito vendida em rodeios exemplifica o incômodo que valores brasileiros provocam em alguns setores da elite local. Na embalagem do produto, em lugar de um mineirinho pitando seu cigarrinho de palha, o autor do desenho tascou um cowboy de chapéu texano, óculos Ray Ban, calça e jaqueta jeans. Imagine a reação dos consumidores dos Estados Unidos, se um fabricante da indústria de fumo estadunidense fizesse qualquer alusão a outra nacionalidade no maço do cigarro.

Bum
Sendo o Brasil signatário do tratado contra o uso de minas terrestres, não seria o caso de o Exército vistoriar os explosivos bueiros da concessionária de energia carioca Light?

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBolsa Alfafa
Próximo artigoDinastia afegã

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Lei determina que estatais respeitem interesse público

Acionistas da Petrobras sabem que ela tem obrigações e bônus por ser de economia mista.

Últimas Notícias

Metrô: Estação Presidente Vargas vai se chamar Saara

PL segue para segue para o governador Cláudio Castro, que tem 15 dias para sancionar ou vetar.

Mais um evento no Rio

Expectativa é receber cerca de mil empresas do setor de supermercados.

Check-up do acerto de contas com o Leão

Por Sandro Rodrigues

A nova revolução do setor contábil

Por Mauricio Frizzarin.