Melhor quadrimestre

     
          A inadimplência no comércio da cidade do Rio de Janeiro em abril caiu 1,6% em relação ao mesmo mês de 2009. Foi o menor índice de inadimplência dos primeiros quatro meses do ano, de acordo com o Clube de Diretores Lojistas (CDL-Rio). As dívidas quitadas (mostram o número de consumidores que colocaram seus dábitos em dia) cresceram 6,6% e as consultas (indicam o movimento do comércio) aumentaram 8,7% em relação a abril de 2009.
No acumulado dos quatro primeiros meses do ano (janeiro/abril) sobre o mesmo período do ano passado, a inadimplência diminuiu 0,2% e as consultas e as dívidas quitadas aumentaram, respectivamente, 4% e 5,2%.

Zarpar
Com investimentos superiores a R$ 3,7 bilhões em três anos na indústria naval offshore, os estaleiros fluminenses voltaram a empregar e hoje já respondem por 50% das vagas geradas pelo setor no país, com cerca de 25 mil postos de trabalho diretos. De acordo com o documento Decisão Rio 2010-2012, produzido pela Firjan, o setor receberá 18,1% dos R$ 20,3 bilhões previstos para a indústria de transformação do estado no período.
Há boas perspectivas para a cadeia produtiva, como o fornecimento de máquinas e equipamentos para estaleiros e oportunidades para o setor de navipeças, já que o índice de conteúdo nacional dos navios é de 65%. Estes temas estarão em debate na próxima segunda-feira, no seminário Balanço do Setor Naval e Offshore no Estado do Rio de Janeiro, no auditório da Firjan.

Esperto
A Research In Motion (RIM), fabricante do aparelho BlackBerry, forte no segmento corporativo, aparece pela primeira vez como uma das cinco maiores fabricantes de celulares do mundo, segundo relatório da IDC, que abrange todo o mercado de telefonia móvel. A RIM ficou em quarto lugar em vendas unitárias e lidera em crescimento anual.

Barão de Itararé
Com o objetivo de contribuir para a luta pela democratização da comunicação, fortalecer a mídia alternativa e comunitária, promover estudos estratégicos sobre a frente midiática e investir na formação dos novos comunicadores, será lançado no próximo dia 14, às 19h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo – Rua Genebra 25, perto da Câmara Municipal de São Paulo – o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A entidade reúne em seu conselho jornalistas e lutadores sociais comprometidos com a democratização da informação no Brasil e homenageia, no nome, o jornalista Aparício Torelli, um dos criadores da imprensa alternativa do país, com suas críticas ao poder sempre permeadas pelo bom humor.

Luso
O reitor do grupo Anglo-Americano, Paulo Alonso, foi eleito para a Academia Luso-Brasileira de Letras, na qual ocupará a cadeira 26, que foi de Alexandre de Gusmão. A academia é constituída por 50 acadêmicos brasileiros e portugueses. Em outra frente, Alonso foi eleito para integrar o Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

Concorrência assusta
Se pelo berro se reconhece a dor, a grita das teles, devidamente reverberada pela imprensa amiga, contra o simples anúncio do Plano Nacional de Banda Larga expõe quanto qualquer esboço de concorrência assusta do setor.

Miss Magoo
Em acelerada e irreversível marcha para a irrelevância jornalística, mas ainda cultivando a ilusão de grandeza, uma publicação semanal achou por bem envolver, em suas tratativas, o bom nome do MM. Para isso, recorreu a uma dessas colunas de negócios que pululam na imprensa tupiniquim. Cioso de que boas reputações não prescindem da escolha das companhias, este jornal prefere manter a distância regulamentar desse tipo de empreendimento. Entendemos que, mesmo em atividades insalubres, como, por vezes, revela-se inevitável, na prática jornalística, existem limites intransponíveis, como o que separa o jornalismo de opinião do pântano.
     
     

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPetrobras sob ataque
Próximo artigoDespesas&despesa$

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás