A visão positiva sobre o rumo da economia melhorou nos últimos dois meses, crescendo de 37% para 40% entre julho e setembro. O aumento de três pontos percentuais foi acompanhado da queda da percepção negativa, que caiu de 58% para 54% no mesmo período, indicando que, apesar do avanço, a maioria continua pessimista, com destaque para a classe média (56%) e o eleitor de centro (73%).
A diferença entre os que possuem visão positiva sobre o futuro da economia e os que mantém visão negativa registrou um recuo significativo, de sete pontos percentuais entre julho e setembro, passando de 21% para 14% no levantamento atual.
Os dados são da mais recente Pesquisa Pulso Brasil Ipespe, que identifica a percepção dos eleitores a respeito de vários temas presentes no noticiário. Para o cientista político e sociólogo Antônio Lavareda, do Ipespe, o recorte atual confirma que esquerda e direita têm leituras simetricamente opostas da situação e não serão facilmente demovidas. “A disputa de narrativas para 2026 deve se dar no eleitorado do centro”, comenta ele.
Lavareda reforça que o debate sobre a economia será central na eleição do próximo ano. “Se quiser ganhá-la, o governo precisará fazer um grande esforço para que a leitura negativa não se consolide antes mesmo da campanha”, avalia.
A Pesquisa Pulso Brasil Ipespe foi realizada entre os dias 19 e 22 de setembro. O levantamento ouviu 2.500 pessoas em todo o país, com idade a partir de 16 anos.
Leia também:
-
Feira online oferece mais de 1 mil vagas no Rio de Janeiro
Objetivo é ampliar o acesso de estudantes e jovens profissionais negros, mulheres, LGBTQIA+, PcDs, indígenas e refugiados ao mercado de trabalho.
-
ANP aprova inclusão de 275 blocos exploratórios em edital
A Diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta terça-feira a publicação da nova versão do edital e dos contratos da Oferta Permanente de Concessão (OPC), que inclui mais 275 novos blocos exploratórios de petróleo e gás natural e cinco áreas com acumulações marginais, localizados nas bacias de Campos, Ceará, […]
-
Cade firma dois novos acordos de leniência em novembro
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) firmou, em novembro, dois novos Acordos de Leniência voltados à identificação e investigação de condutas anticompetitivas no Brasil e no exterior. “A assinatura dos acordos reforça a efetividade do Programa de Leniência da autarquia na revelação de práticas ilícitas e no aprimoramento da atuação estatal contra […]
-
Marina Silva: adaptação no centro da resposta global
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, declarou que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) precisa terminar com a aprovação dos indicadores globais de adaptação. A declaração fez parte do discurso de abertura do segmento de alto nível de ministros, na tarde desta terça-feira, em Belém. Os […]
-
Saúde lança rede nacional de hospitais e serviços inteligentes no SUS
Governo lança rede de hospitais inteligentes no SUS com UTIs automatizadas e tecnologia avançada para modernizar o atendimento.
-
IBGE revisa limites e Cerrado ganha área enquanto Mata Atlântica perde 1%
Cerrado ganha 1,8% de área e Mata Atlântica perde 1% após revisão técnica do IBGE que redefine limites entre MG e SP.





















