Melhores investimentos para encerrar 2023

Como investir diante de um cenário de alta das taxas de juros

97
Gráficos do mercado
Gráficos do mercado (foto Pixabay)

Já se previa uma ameaça anunciada em 2023 para muitas empresas, devido às más previsões para a economia global e à perspectiva de aumento da inflação e das taxas de juro. Em muitas empresas, especialmente grandes empresas tecnológicas e startups, tem havido uma onda de despedimentos em massa de milhares de trabalhadores, num contexto de taxas de juro e de crédito cada vez mais desfavoráveis ​​para as empresas.

Desde o ano passado, espera-se que as taxas de juros globais aumentem devido ao aumento da inflação (geralmente desvalorização da moeda) em vários países e, portanto, à necessidade de aumentar as taxas básicas (no Brasil, taxa básica Selic) para controlar e minimizar seu impacto nos sectores da economia e nas pessoas.

Diante dos aumentos das taxas de juro da economia, as pessoas tendem a preferir investir dinheiro em ativos de rendimento fixo em vez de gastar, o que muitas vezes reduz os preços dos produtos e os estabiliza.

O MetaTrader 4 download é uma das plataformas de negociação mais populares no mercado financeiro. Ela é amplamente utilizada por traders e corretores de todo o mundo devido à sua interface amigável, com conteúdos educativos e informativos e outros recursos avançados, auxiliando nas melhores estratégias e decisões nos momentos de investir em um ativo.

Espaço Publicitáriocnseg

Como investir diante de um cenário de alta das taxas de juros

Num clima de inflação elevada e, portanto, de taxas de juro elevadas, muitas pessoas recorrem a títulos de rendimento fixo em busca de investimentos garantidos e potencialmente rentáveis. Portanto, muitas pessoas não querem correr riscos em seus investimentos e optam por opções como CDB, títulos do tesouro direto e outros ativos que dão retornos compostos e sem volatilidade. Embora a renda fixa ofereça oportunidades muito atrativas, boas oportunidades podem ser encontradas na renda variável, como os fundos de investimentos imobiliários, findos de multimercados, commodities, ações e outros, ou seja, poder escolher as melhores ações para investir, o que, mesmo neste período de aumento das taxas de juros, pode ser benéfico para a carteira.

Investimentos da renda fixa

O investimento em renda fixa é frequentemente recomendado para investidores que buscam diversificar suas carteiras de forma segura e lucrativa, por serem conhecidos pela sua rentabilidade pré estabelecida no momento da compra do ativo, mas é importante lembrar que esses ativos têm suas vantagens como a segurança, volatilidade reduzida e suas desvantagens como taxas e carências.

Investimentos no tesouro RendA+

O Tesouro RendA+ é considerado um dos melhores investimentos da renda fixa para 2023. Da mesma forma que o Tesouro IPCA+, seus dividendos são ajustados à variante do IPCA, com amortização em parcelas mensais iguais, também ajustada por esse índice. A diferença entre esses dois investimentos é o prazo de vencimento de cada um, que no caso do Tesouro RendA+ é chamado de período de conversão, e o investidor recebe 240 vencimentos mensais por 20 anos, sempre no dia 15.

Investimentos em ações

As ações podem ser divididas em duas grandes categorias: ações ordinárias (ON), onde os investidores que compram esse tipo de ação têm direito a votar e participar nas decisões da empresa. No entanto, a quantidade de influência que você tem sobre a direção da empresa depende do número de ações que você possui e ações preferenciais (PN) onde a compra de ações preferenciais não confere ao investidor o direito de participar da administração da companhia. Porém, você terá prioridade no recebimento dos lucros da empresa, como dividendos e outras remunerações. É importante entender todas essas características para começar a investir na bolsa brasileira. Investir em ações é uma das melhores opções para investimentos com rentabilidade a longo prazo.

Títulos de Certificado de Depósito Bancário, LCI e LCA

Os títulos bancários também estão na lista dos melhores investimentos para 2023 na categoria renda fixa. A tendência é que os juros flutuantes e os juros corrigidos pela inflação tenham melhores resultados.

Com o Certificado de Depósito Bancário (CDB), os investidores recebem capital atualizado com taxa de juros, geralmente baseada na taxa de juros do Contrato Perpétuo, no vencimento do contrato. As cartas de Crédito Imobiliário (LCI) e as cartas de Crédito Agrícola (LCA): oferecem as garantias do FGC e são isentas de cobrança de tributos do imposto de renda.

O mercado de investimentos é complexo e envolve riscos. É importante que os investidores compreendam seus objetivos, tolerância ao risco e façam pesquisas adequadas antes de entrar no mercado. A diversificação da carteira é uma estratégia comum para reduzir riscos e maximizar retornos. Além disso, consultoria financeira ou a busca de orientação de profissionais de investimento podem ser benéficas para tomar decisões informadas.

Por Assessoria

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui