Memória

A rememoração do genocídio perpetrado pelos Estados Unidos contra Hiroshima e Nagasaki, há 60 anos, reafirma a lição de que não basta recordar para evitar a repetição das tragédias históricas. Não basta prantear as vítimas instantâneas e as alcançadas ao longo do tempo pela propagação da radiação das bombas atômicas. É preciso denunciar que, bombardeado por outros artefatos e novas tecnologias, o Iraque é o Japão contemporâneo e que não se deve esperar novamente tantas décadas para denunciar o atual genocídio levado a cabo pelo mesmo país.

Risco na Rio-SP
De 28 veículos fiscalizados pela NovaDutra (concessionária da Rodovia Presidente Dutra) em conjunto com o Instituto de Pesos e Medidas SP e a Polícia Rodoviária Federal, oito transportavam cargas perigosas irregularmente na principal estrada do país. Outros quatro veículos tiveram seus certificados de capacitação apreendidos por apresentarem irregularidades. Ou seja, quase 40% ofereciam risco para os demais usuários.

Flexível
Envolvido em tenebrosas transações desde a era Collor, o Banco Rural tem slogan auto-explicativo para essa longevidade nas relações com o poder: “O banco que você quer tem de ser flexível”.

Off shore
Das oito agências que o Banco Rural mantém no exterior, cinco ficam em paraísos fiscais: duas nas Bahamas, duas na Ilha da Madeira (Portugal) e uma no Uruguai. As outras são em Londres, na Inglaterra (duas), e em Miami, nos Estados Unidos (uma). Embora não tenha listado este endereço na sua página na Internet, o banco diz também manter uma subsidiária em Angola.

Poliana Press
Curiosamente, entre os destaques do noticiário de sexta-feira no site do Banco Rural, não havia uma só sobre as três CPIs que mobilizam o país e na quais o nome da instituição é pronunciado por nove em cada dez depoentes. Em compensação, havia a instigante “Febre hemorrágica deixa 12 mortos no Congo”, número de vítimas que é menos da metade das atingidas pelas investigações das CPIs.

Quase banco
Décimo oitavo maior banco do país em ativos financeiros e oitavo entre as instituições privadas nacionais, o Banco Rural tem patrimônio líquido de R$ 678 milhões. Ou seja, pouco mais do que os R$ 600 milhões que um seu cliente, um certo Marcos Valério, teria movimentado segundo integrantes da CPMI dos Correios.

Fundos
O diretor acadêmico do Ibmec-RJ, Antonio Marcos Duarte, um dos maiores especialistas em gestão de riscos do país, lança o livro Gestão de Riscos para Fundos de Investimentos na sede do Ibmec, no dia 10, às 19h. A obra, em linguagem acessível, é a primeira com foco no mercado brasileiro. O Ibmec Centro fica na Av. Rio Branco, 108 / 21º andar. Informações: (21) 3284-4000

Perón-Vargas
O jornalista Hamiltos de Almeida lança nesta segunda-feira, às 18h, na livraria Cultura Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, São Paulo), Sob os olhos de Perón (Editora Record). O livro-documento ressalta as semelhanças entre os governo de Getúlio Vargas e Juan Domingo Perón (1951 a 1954) e foi feito a partir de pesquisa sobre o Brasil nos arquivos argentinos.

Trote
Todo ano os alunos do Diretório Acadêmico do Ibmec São Paulo aproveitam o trote para arrecadar fundos para uma instituição. Neste segundo semestre, o Trote Solidário será nesta segunda-feira e beneficiará a creche O Visconde, que atende 150 crianças na Zona Sul de São Paulo.

Gigante
Uma calcinha gigante, que já entrou para o Guiness Book, é uma das atrações da Fevest 2005, que começa nesta terça-feira, em Nova Friburgo. A peça é cobiçada em Brasília, já que malas e cuecas estão muito visadas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFraude nas duas pontas
Próximo artigoChavismo ou lulismo

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.