Machado de Assis será homenageado neste ano, centenário de sua morte, com a publicação de uma edição especial de suas obras em formato digital. Preparada pela equipe do Portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br), com a Universidade Federal de Santa Catarina, a edição contará com 42 títulos da obra machadiana e poderá ser baixada gratuitamente pela Internet.
Chove chuva
As críticas a São Pedro unem turistas nacionais e estrangeiros que estiveram no Rio durante o Carnaval. Mas a semelhança, apurada em pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade e Prefeitura do Rio, pára por aí. Se a segurança nas áreas turísticas foi escolhida por 25% dos gringos entrevistados como segundo maior motivo de elogios (atrás apenas de eventos gratuitos), gerou críticas de 15% dos brasileiros, vindo em terceiro lugar entre os pontos negativos do Carnaval carioca, após “dias chuvosos” e “informação turística”.
Braços abertos
A pesquisa, coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, mostra que o turista brasileiro que foi ao Sambódromo também aprovou os desfiles (90% classificaram de muitos bons ou bons). Igualmente 90% disseram que pretendem voltar ao Rio. A alegria do carioca foi o que mais arrancou elogios.
Idealista
O The New York Times de Sábado de Carnaval publicou um perfil/entrevista de Roberto Mangabeira Unger, tratado como “ministro das idéias” do Governo Lula.
Ossos do ofício
A ONU contratou o seu primeiro funcionário de quatro patas para serviços civis. York Von Golderberg é um pastor alemão encarregado de descobrir explosivos, armas, munições e garantir a segurança do escritório em Genebra, Suíça. O cão e seu treinador, um ex-policial da capital suíça, terão ainda o apoio de mais três ou quatro animais para a equipe. O cão já recebeu até crachá de funcionário de segurança das Nações Unidas.
Jucá x Jucá
Beira à esquizofrenia a declaração do líder do Governo Lula, senador Romero Jucá (PMDB-RO), de que as investigações da CPI dos Cartões Corporativos vão mostrar que os gastos do “Governo FH foram muito maiores” do que os da atual administração. A declaração seria aceitável se não fosse pequeno e emblemático detalhe: Jucá foi o líder do Governo FH. Isso quer dizer que o hoje líder lulista pretende investigar seu passado tucano?
Impunidade mútua
Na verdade, a bravata de Jucá é um dos exemplos mais emblemáticos das ligações univitelinas do condomínio PT/PSDB, no qual a norma é que escândalos do passado encobrem os do presente e vice-versa.
Há vagas
O hospital Pró-Cardíaco tem 40 vagas para o curso de pós-graduação em Geriatria Clínica. O processo seletivo consiste em análise de currículo e entrevistas, que serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 100 e os interessados devem só têm até esta segunda-feira para se inscrever, no centro de ensino e pesquisa do hospital (Procep), que fica na Rua General Polidoro, 192, em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro). Mais informações: (21) 2131-1444.
Marcos de Oliveira e Sérgio Souto