O governo federal reduziu em R$ 160 milhões este ano os recursos destinados para o Programa Nacional de Fortalecimento para a Agricultura Familiar. A informação é do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manuel José dos Santos. Segundo ele, ano passado menos de 50% do total de recursos destinados (R$ 4 bilhões) ao volume de crédito para os agricultores chegaram às mãos dos trabalhadores rurais.
Saudável e lucrativo
O aumento da resistência internacional ao consumo de produtos transgênicos antes que pesquisas possam garantir que seu consumo é saudável ajudou o Brasil a elevar de 24% para 30% a participação do país nas vendas internacionais de produtos livres de transgênicos. Já a participação dos Estados Unidos no mesmo segmente recuou de 57% para 46%, devido à intensificação da produção norte-americana de alimentos geneticamente modificados.
Sem maquiagem
Chega de nhenhenhém: os últimos números do IBGE, revelando que o produto interno do bruto (PIB) caiu pelo terceiro trimestre consecutivo, além de recuar 0,73% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, confirmam o que o MM afirma desde o ano passado: o país está em recessão. Mais uns meses de juros na nuvens e defesa dos fundamentos malanianos e José Serra periga começar a ver Enéas pelo retrovisor.
Aliás
O deputado Saulo Pedrosa (PSDB-BA) se mostrava preocupado com o desempenho eleitoral de José Serra no Nordeste. A pesquisa CNT/Sensus divulgada anteontem revelou que o candidato tucano perde para todos os outros na região (à exceção, por enquanto, de Enéas…). O tucano tem apenas 9,9% das intenções de votos dos nordestinos. “Não deixa de ser preocupante, uma vez que alguém implantou a idéia de que o Serra não gosta do Nordeste”, afirmou. O coordenador de programa da campanha de Serra, Gesner Oliveira, esteve reunido ontem com parlamentares da região. O objetivo é levantar os principais problemas para construir uma proposta ao Nordeste.
Centenário
Um time com Carlos Alberto Torres, Marco Antônio, Delei, Cláudio Adão e Washington. Estes são alguns dos ídolos tricolores que participarão do Jogo do Centenário do Fluminense, que será disputado às 11h deste sábado, nas Laranjeiras (Zona Sul do Rio de Janeiro). O ingresso para não-sócios será 1kg de alimento não perecível. O jogo servirá como atrativo para a inauguração da Parede dos Ídolos do Futebol Tricolor. Cem dos maiores jogadores do clube ao logo de um século de glórias serão eternizados com o descerramento de placas com seus respectivos nomes na parede próxima à rampa de acesso ao Salão Nobre.
Um dia, um dia…
Sempre ágil como um soteropolitano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ainda não concluiu as investigações sobre a oscilação de cerca de 18% nas cotações da ações do Banco do Brasil, em março passado. Devido à alta repentina, há suspeita no mercado de informação privilegiada. O gerente de Mercado da CVM, Roberto Tadeu, porém, diz não entender a ansiedade dos jornalistas sobre o fim do caso, lembrando que, em janeiro de 2001, as ações do BB sofreram oscilação de 35%. A propósito, a CVM também ainda não descobriu o motivo desta alta.
Hamletiano
Depois de dar nota 7,5 para o governo FH, o pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, precisa esclarecer se, entre os 25% de reprovação à administração a que pertenceu, inclui a “operação abafa” contra a CPI da Corrupção, apoiada pela sua hoje candidata a vice, deputada federal Rita Camata (PMDB-ES).