Menos é mais

Nos cinco primeiros meses deste ano, 3.661 contribuintes paraenses do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foram beneficiados com descontos no valor do imposto, dentro do programa IPVA Cidadão, lançado em 2008 pelo Governo do Pará. A arrecadação do tributo (R$ 80,1 milhões) cresceu 32,25% em comparação com o mesmo período de 2007. O IPVA Cidadão prevê um desconto de 15% sobre o imposto para motoristas que não tenham cometido infrações no trânsito nos últimos dois anos, e 10% para quem estiver um ano sem receber multas. Nas demais situações, o desconto é de 5%, desde que o pagamento seja feito com dois meses de antecedência antes da data final do licenciamento.

É o crédito, estúpido!
Combinando os dados do IBGE sobre a produção industrial com as informações da CNI, o Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial (Iedi) conclui que há uma nítida tendência de desaceleração da atividade da indústria, assim como há uma flagrante paralisação do aumento do grau de utilização da capacidade produtiva no setor. “O primeiro ponto informa que não ocorreu a explosão do crescimento econômico que muitos temiam na entrada de 2008; o segundo não confirma o descompasso entre os ritmos de crescimento de oferta e demanda, tão insistentemente apontado por tantos analistas como indicador do perigo iminente de inflação de demanda”, diz o Iedi.
Se há um “excesso de demanda”, este se concentra no setor de automóveis, “o que por si só não justificaria elevações pronunciadas da taxa de juros básica, mas, se tanto, um maior controle do crédito, que é a variável que mais alimenta a demanda do setor”. Assim o Iedi faz coro com consultor econômico da Confederação Nacional do Comércio, Carlos Thadeu de Freitas, que na edição desta quinta do MM também defendeu ajustes no crédito.

Alô?
A empresa de segurança digital Websense detectou uma campanha de e-mail malicioso na América Latina, que utiliza o cobiçado iPhone. O spam fala sobre notícias a respeito do lançamento do celular da Apple. Um clique nos links da mensagem para uma “mais informações” dispara o download de um arquivo do tipo cavalo-de-tróia.

Tropa
A América Latina não deve se preocupar somente com a reativação da Quarta Frota dos Estados Unidos. A Sétima Força Aérea e a força terrestre também receberam upgrade no Comando Sul.

Chapinha
As lojas de animais domésticos não se contentam somente em tosar e dar banho nos cachorrinhos de madame. O Breeds Pet Shop faz até chapinha (aquele tratamento que alisa cabelos) nos cachorros. A loja paulista conta até com um “groomer” – em bom português, um tratador de animais. Tem ainda lanchonete, TV e Cyber Café – não se tem certeza se também disponível para os cãozinhos e gatinhos. Ah, o proprietário pode escolher entre produtos nacionais e importados.

Sul-americanos
O Fluminense se preparou para derrotar os equatorianos – o que fez, mas acabou esbarrando nos erros de um juiz argentino.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorQuarta Frota
Próximo artigoDireita usa esquerda

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...