Mercado abre em alta com bom humor no exterior

Na Ásia, a maioria das Bolsas fecharam em alta: Hong Kong teve elevação de 1,42%.

Os dados macroeconômicos majoritariamente positivos, a despeito do PIB do Reino Unido que teve desempenho levemente abaixo do esperado, contribuíram para que as Bolsas do Velho Mundo fechassem majoritariamente em alta. Londres teve alta marginal de 0,02%. Frankfurt subiu 0,13%. Paris teve alta de 0,36%. Milão ganhou 0,59%. Na Península Ibérica, Madri e Lisboa cederam 0,09% e 0,20%, respectivamente.

No Brasil, apesar da volatilidade e da situação da pandemia, o Ibovespa atingiu elevação de 0,41%, a 119.297,13 pontos. O exterior positivo contribuiu para o apetite pelo risco, contribuindo para a alta da Bolsa brasileira. Internamente, as vendas no varejo subiram 0,6% em fevereiro, dentro do esperado, e a CPI da Covid-19 não buscará investigar somente o governo federal, mas também os repasses federais a Estados e municípios.

Nos EUA, os números de inflação ficaram levemente acima do esperado, chegando em 0,6% em março, sem gerar elevação nos treasuries. Pelo lado negativo, as vacinas da Johnson & Johnson foram suspensas por conta dos casos de coágulos no sangue que podem estar relacionados ao remédio da companhia. O Dow Jones perdeu 0,20%. O S&P 500 e a Nasdaq tiveram altas de 0,33% e 1,05%, respectivamente.

Na Ásia, a maioria das Bolsas fecharam em alta. O comprometimento das companhias de tecnologia da China com a lei antitruste contribuiu para o bom humor no Extremo Oriente. Na China continental, Xangai Composto e Shenzhen avançaram 0,60% e 1,41%. Hong Kong teve elevação de 1,42% e Taiwan ganhou 0,24%. Na Coreia do Sul, o Kospi teve avanço de 0,42. E no Japão, o Nikkei perdeu 0,44%.

Hoje, Bolsas globais operam majoritariamente em alta, de olho na nova temporada de balanços. O bom humor externo contribui para a alta dos futuros no Brasil.

O Senado aprovou Projeto de Lei que prolonga a situação de emergência da saúde pública no Brasil, por conta do avanço da Covid-19 no país. A Casa legislativa também deu início ao processo da CPI que investiga Governo Federal, estados e municípios por eventuais omissões no combate à pandemia.

Os investidores também ficarão atentos ao avanço da Covid-19 e aos ruídos políticos.

Lá fora, no Reino Unido, a produtividade da mão de obra do quarto trimestre de 2020 fechou em queda de 0,7%, ante avanço de 4% no período imediatamente anterior.

Na Zona do Euro, a produção industrial mensal de fevereiro ficou próxima das expectativas de queda de 1,0%. Ao ano, houve queda de 1,6%.

Nos EUA, os preços de bens importados tiveram alta de 1,2%, ante expectativa de 1,0%, e os bens exportados registraram elevação de 2,1%, contra as projeções de 1,0%. A Energy Information Administration (AIE) divulgará às 11h30 os estoques de petróleo bruto, com expectativa de queda de 2,889 milhões de barris. Nos EUA, o mercado também ficará atento aos discursos dos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).

.

Matheus Jaconeli

Economista da Nova Futura Investimentos

Artigos Relacionados

Queda do bitcoin era um movimento esperado

A criptomoeda bitcoin teve uma queda abrupta e se aproximou de US$ 34 mil nesta terça-feira, pela primeira vez em cinco meses. O recuo...

TCU: Ferrovia Malha Oeste não presta serviço adequado

Falhas na fiscalização da ANTT permitiram degradação da linha.

Dólar fecha abaixo de R$ 5 depois de 1 ano

Bolsa de Valores ameniza queda no fim do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

CVM lança novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento

A partir de 5 de julho, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá disponibilizar o novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento (SGF)....

B3 acolhe novo fundo gerido pela XP Asset

Aconteceu nesta terça-feira, na B3, o toque de campainha para comemorar o lançamento de mais um ETF (Exchange-Traded Fund), que é um fundo de...

Airbus e chinesa AVIC fazem parceria

Um projeto de equipamento de fuselagem do Airbus A320 foi lançado em conjunto pela Airbus e pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC) nesta...

BID lança guia para ajudar na emissão de títulos sustentáveis

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou um guia para auxiliar e fomentar a emissão de títulos temáticos. O lançamento acontece por meio do...

Vivant lança lata comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBT

A lata estampa as cores do arco-íris e traduz o posicionamento da empresa sobre o respeito à diversidade.