O mercado financeiro foi surpreendido pelo anúncio de um megaleilão de títulos do Tesouro, nesta quinta-feira. Foram colocados à venda 24 milhões de LTNs e 7,5 milhões de NTN-Fs. A venda feita pelo Tesouro Nacional aproveita a recente queda de juros. Toda a oferta foi absorvida.
“O megaleilão de títulos prefixados do Tesouro deve ser visto como uma estratégia de gestão da dívida bem executada, mas que precisa ser interpretada com cautela. Quando o Tesouro coloca no mercado um volume tão grande de LTNs e NTN-Fs e encontra demanda para praticamente tudo, isso mostra que os investidores estão dispostos a assumir risco soberano brasileiro. Esse apetite faz os preços dos títulos subirem e, consequentemente, as taxas caírem como já apareceu no mercado, com o Prefixado 2028 indo ao menor nível em um ano”, analisa Rafael Bellas, coordenador de Produtos da InvestSmart XP.
Segundo Bellas, esse movimento também permite ao Tesouro aproveitar a “janela boa” do mercado: “Com juros futuros em queda, faz sentido prefixar mais a dívida, porque isso reduz o custo de rolagem no curto prazo e melhora a previsibilidade dos pagamentos. Em um ambiente de inflação mais controlada e expectativa de continuidade do ciclo de queda da Selic, realmente parece um bom momento para fazer isso.”
O coordenador da InvestSmart XP, porém, alerta que é importante separar o que é janela tática do que é solidez estrutural. “A forte demanda no leilão mostra confiança no momento, mas não resolve os desafios fiscais do país. A queda das taxas reflete a reprecificação da curva de juros, mas essa reprecificação só se sustenta se o governo entregar um arcabouço fiscal crível, disciplina nas contas públicas e ausência de choques externos.”
“Em outras palavras, o Tesouro está aproveitando bem o ciclo e usando a estratégia correta, mas o alívio nas taxas é um voto de confiança e votos de confiança precisam ser renovados. Sem resultados fiscais consistentes, a mesma curva que hoje fecha pode voltar a abrir rapidamente, independentemente do sucesso de qualquer leilão”, finaliza Bellas.
Matéria atualizada às 18h13 para confirmar que toda a oferta foi aceita pelo mercado

















