A expectativa do mercado cemiterial com a Black Friday represente maior volume de negócios fechados até o dia 30 desse mês. “Ultimamente, fomos procurados por famílias preocupadas com a onda de contaminação da Covid-19. As pessoas tomaram ciência do quanto é complexo sepultar um ente querido, pois envolve mais de 65 decisões imediatas que, se tomadas precipitadamente, podem acarretar prejuízos e arrependimentos futuros”, avalia o gerente de vendas do Crematório e Cemitério da Penitência (RJ), Marcelo Bosque.
Segundo o gestor, a nova demanda de compradores interessados em investimentos cemiteriais tem em comum a busca por soluções preventivas e menos impactantes no bolso. “Observamos também que, com o desemprego em alta e a crise econômica gerada pela pandemia, o modelo de plano previdenciário teve adesão 45% maior, pela flexibilidade nas formas de pagamento”, acrescenta.
Um dos reflexos da Covid-19 na sociedade, ainda na opinião de Bosque, é a reforma conceitual relacionado ao tema morte. “Antes da pandemia, ninguém queria falar do assunto, mas agora esse cenário faz parte do nosso dia-a-dia, através dos noticiários ou quando descobrimos mais um amigo ou parente que se foi vítima do novo coronavírus. Então, as pessoas mudaram a leitura da morte, passaram a admitir que é fundamental planejar a despedida”, avalia o gerente.
A história da advogada Edmme Ribeiro se encaixa no novo perfil de consumidor. Após uma experiência “traumatizante” por conta do sepultamento da mãe, ela quebrou um tabu e resolveu planejar a sua despedida. “Depois desse episódio, eu só tinha em mente que não vou ficar em uma sepultura qualquer. Então, fui para a internet em busca de algo que pudesse me tranquilizar quanto o futuro”, conta ela, que contratou o plano previdenciário do Cemitério da Penitência no final do ano passado, pelo teleatendimento.
No início da pandemia, Edmme contratou outro plano previdenciário para a irmã mais velha, que faleceu em julho. “A causa da morte dela foi por uma doença que se manifestou no ano passado e se agravou durante a pandemia. Fui salva pelo plano previdenciário, porque consegui resolver toda a parte burocrática sem precisar ir ao cemitério, somente para a cremação. Isso me confortou e deu muita tranquilidade, porque estávamos em plena pandemia”, frisa. A advogada acredita que o novo coronavírus está mostrando para a sociedade que a preocupação com a morte deve fazer parte dos planos de vida.
Para se adaptar aos novos tempos, o Cemitério da Penitência promoveu uma reestruturação interna, para que os seus colaboradores pudessem acompanhar mais rapidamente as necessidades mercadológicas. A aposta foi no teleatendimento como ferramenta principal de comunicação com os clientes, visando manter a segurança e tranquilidade dos usuários. “Em março, as nossas vendas despencaram por causa da pandemia, tivemos que pensar numa alternativa para lidar com uma nova situação de saúde sanitária. Percebemos que o público estava receoso de ir ao cemitério e o teleatendimento surgiu como opção mais segura e eficiente. Aos poucos, fomos aprimorando essa forma de acolhimento e ela foi se consolidando”, conta o gerente.
O novo modelo de atendimento foi implantado pela empresa em maio, após as equipes comerciais passarem por treinamentos especializados. “A partir daí, aumentamos consideravelmente o volume de negociações, porque os clientes estavam precisando do serviço, mas preocupados de irem ao cemitério. A pandemia nos ensinou a trabalhar de outra forma”, relata Bosque. De maio a outubro, o aumento nas vendas efetuadas através do teleatendimento e das redes sociais – Facebook, WhatsApp, Jivochat – foi de 32%.
Com a certeza de que agora o melhor caminho para chegar ao cliente é por meio remoto, Bosque readaptou a rotina, ampliou a equipe e investiu em treinamento para a distância não interferir na qualidade do atendimento humanizado. “Com tantas mudanças, contratamos mais dois profissionais e incentivamos os novos aprendizados promovendo premiações para os vendedores que mais se destacaram”, conta o gestor.
Black Friday
A Black Friday está servindo como vitrine para o mercado em ascensão. O Cemitério da Penitência está ampliando a campanha promocional até final de dezembro, com ofertas de jazigos premium e mausoléus personalizados com descontos a partir de 40%. Com isso, a expectativa de aumento nas vendas está entre 20% e 25%.
“Nesse período os nossos consultores estão de prontidão de forma presencial e pelo teleatendimento. Nesta sexta-feira, teremos equipes comerciais posicionadas em cinco pontos fixos do nosso complexo cemiterial, além de manter o atendimento remoto, pelas redes sociais e telefone”, explica Bosque. Com a campanha promocional, um jazigo Premium que custa, em média, R$ 89 mil, terá o seu valor negociado a R$ 50. Esse produto especial tem dois espaços para sepultamento imediato e dez ossários. As condições de pagamento também serão facilitadas.
O plano previdenciário do Cemitério da Penitência contempla assistência funeral completa, como translado e preparo do corpo, caixão, coroa e manto de flores, capela ecumênica e cerimônia de despedida e, ainda, a opção entre cremação ou sepultamento. “Esse modelo previdenciário tem como parâmetro as necessidades dos consumidores. O sistema permite a transferência da titularidade, mesmo para quem não é familiar. A outra vantagem está na natureza do seguro prestamista, que garante a quitação de todas as parcelas no caso de morte do comprador”, explica o gerente.
















