Mercado ‘comemora’ facada e refaz apostas

Como a coluna mostrou semana passada, o mercado financeiro parece ter “comprado” o “papel” Bolsonaro. O real vinha se...

Como a coluna mostrou semana passada, o mercado financeiro parece ter “comprado” o “papel” Bolsonaro. O real vinha se valorizando em relação ao dólar, durante o dia; após a notícia de que o candidato do PSL à Presidência da República teria sofrido um ataque a faca, a moeda norte-americana caiu mais, chegando a R$ 4,10, quase 1% inferior ao fechamento de quarta-feira. A Bolsa, que vinha em alta, reforçou o movimento após as 16h.

Mas o movimento não deve durar muito. Primeiro, porque a especulação lucra com altas e baixas; segundo, porque, como o MONITOR MERCANTIL mostra – e grande parte da mídia tentou esconder – a pesquisa do Ibope apresenta Fernando Haddad com 22% dos votos se Lula não puder ser candidato e apoiar o ex-prefeito. Assim, a montanha-russa especulativa segue seu caminho. O impacto da facada ainda é indefinido, mas deve doer mais no Banco Central.

JC Cardoso, de Beijing

Peixe

Vinte empresas brasileiras vão participar da primeira Exposição Internacional de Importação da China, que será realizada de 5 a 10 de novembro em Xangai. Apesar de pequena, a participação brasileira é a maior da América Latina.

São companhias, sobretudo, das áreas de café, soja, carne e vestuário. Porém, haverá um estande do Santos Futebol Clube. Desde Pelé, imagem reforçada por Neymar, o time paulista é o segundo mais conhecido clube brasileiro na China, atrás apenas do Flamengo – que não marcou presença em Xangai.

 

Cidade Luz

Xangai é a Paris da Ásia. Segundo os chineses.

 

Cabelo e pele

Há uma jornalista da Papua Nova Guiné (Papua New Guinea em inglês, sua língua). Perguntei o que significava. Papua (pronuncia-se para eles PÁpua, proparoxítono, tanto em inglês como na língua local e não PaPÚa, paroxítono, como em português) é termo local e quer dizer cabelo crespo. New Guinea foi posto pelos ingleses devido à cor da pele (Nova Guiné).

 

Brazilian music’

Americano que mora aqui no condomínio… cara bom de papo, toca violão, curte muito jazz e muito de música latina. Pergunto se conhece alguma coisa da nossa. Só John Gilbert (sic) e um outro nome que eu não entendia. Pedi para repetir e continuei sem compreender. Pedi para escrever. Rascunhou:

Los Mucho Antes.

 

Primeiras lições

Shu zài zhuo zi shàng.”

E você achava difícil “the book is on the table”?

 

Ovo ovo

No minimercadinho no nosso prédio tem ovo de galinha (escrito egg chicken), ovo de pata (escrito egg duck) e ovo… de ovo (egg œufs). Perguntei e achavam que œuf era um animal, não ovo em francês.

 

Roja’

Fui apresentado à representante da Cruz Vermelha aqui. Quando disse que eu era brasileiro, falou que já havia estado na do Rio, na “Crux Rótcha” (sic). Ainda perguntou: “Não é assim em português?”

 

Rápidas

Segurpro, empresa de segurança do grupo Prosegur, reúne empresários e o ex-secretário José Maria Beltrame para discutir questões sobre segurança privada nesta terça, no Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV *** O candidato a governador do Rio Indio da Costa (PSD) faz palestra na Associação Comercial (ACRJ) no dia 14 *** A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realiza nesta segunda-feira a palestra “Empreendedorismo em tempos de mudança: Como se manter competitivo e inovador”. Inscrições em www.sympla.com.br/empreendedorismo-em-tempos-de-mudanca-como-se-manter-competitivo-e-inovador__346930 *** A Honda recebe até 3 de outubro inscrições do Programa Jovens Talentos 2019, com vagas para estágio e trainee: www.honda.com.br/carreira-na-honda/jovens-talentos *** Veículos elétricos, autônomos, inteligência artificial, entre outros temas, estarão em debate no próximo dia 11, em São Paulo, no 5º Fórum Arteris: Segurança, Inovação e Mobilidade. Detalhes em www.forumarteris.com.br *** A Fundação Perseu Abramo (FPA) realizará em São Paulo, dia 14, o seminário internacional “Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar”, uma iniciativa de Celso Amorim. O seminário é fechado, mas contará com transmissão ao vivo em bit.ly/AmeacasDemocracia *** Michel Temer deu firme apoio a Henrique Meirelles (ou a qualquer outros candidato) ao declarar que o tucano Geraldo Alckmin está com o governo dele.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás

Brasil tenta ampliar diálogo com a UE

Debate da recuperação econômica nas duas regiões e discussão sobre as perspectivas das políticas fiscais