Mercado consumidor da China mantém recuperação com subida nas vendas do varejo

O mercado consumidor da China manteve uma recuperação estável este ano com a expansão das vendas no varejo, segundo dados oficiais divulgados neste sábado.

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Turistas visitam o mercado Yunding, na vila de Erdaobaihe, no distrito de Antu, na sub-região autônoma da etnia coreana de Yanbian, nordeste da China, em 13 de junho de 2024. (Xinhua/Yan Linyun)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 14 setembro (Xinhua) — O mercado consumidor da China manteve uma recuperação estável este ano com a expansão das vendas no varejo, segundo dados oficiais divulgados neste sábado.

As vendas no varejo de bens de consumo aumentaram 2,1% em agosto, em comparação com o ano anterior, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) em um comunicado.

O consumo rural cresceu 3,9% no mês passado em relação ao ano anterior, e o setor de alimentação viu sua receita subir 3,3% – bem acima do nível médio, de acordo com os dados.

Em termos de produtos, as vendas de equipamentos de comunicação subiram 14,8%, enquanto as vendas de cereais, óleo e alimentos aumentaram 10,1%.  As vendas de medicamentos aumentaram 4,3%, e as de eletrodomésticos e produtos de áudio e vídeo aumentaram 3,4%.

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Nos primeiros oito meses de 2024 combinados, as vendas no varejo de bens de consumo aumentaram 3,4% em comparação com o ano anterior.

As vendas online continuaram sendo um ponto positivo, com aumento de 8,9% em relação ao ano anterior no período de janeiro a agosto. Em particular, as vendas de bens físicos aumentaram 8,1% e representaram um quarto do total das vendas no varejo.

Ao comentar os dados, a porta-voz do DNE, Liu Aihua, destacou a tendência de recuperação do mercado consumidor, especialmente em serviços, consumo de novos tipos e vendas online.

As recentes e vibrantes viagens de verão e a forte demanda cultural e turística destacaram o grande potencial do consumo de serviços, enquanto o consumo digital e ecológico também emergiu como uma nova moda e os favoritos dos consumidores, disse Liu.

A China implementou uma série de medidas para estimular o consumo este ano, incluindo um programa que promove atualizações de equipamentos em larga escala e trocas de bens de consumo. Recentemente, o governo intensificou ainda mais os esforços para incentivar a compra de automóveis e eletrodomésticos, entre outros.

Embora reconheça os impactos das políticas, Liu também disse que a recuperação do consumo ainda enfrenta restrições, levando as autoridades a colocarem ainda mais esforços para fortalecer a confiança de consumidor e estimular a demanda doméstica.

A presença de políticas governamentais aprimoradas e melhores produtos e serviços no mercado significa que o potencial de consumo será liberado em um ritmo mais rápido e, portanto, o mercado consumidor terá uma base mais sólida para a recuperação, acrescentou Liu. Fim

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