O mercado continua apostando na escalada ininterrupta da inflação, furando as metas estabelecidas pelo governo tanto para este ano como para 2022. O cenário atual não é nada aceitável pelos pelos especialistas, tanto assim, que aumentaram pela 34ª semana seguida suas projeções do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 10,12% para 10,5% este ano, ultrapassando a meta de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para 2022, segundo pesquisa semanal Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. a previsão avançou em 0,04 ponto chegando a 5,0%, exatamente o teto da meta, já que esta será no ano que vem de 3,5%, também com margem de 1,5 ponto. Foi a 19ª vez seguida que a projeção aumentou.
Em meio a projeções cada vez mais fracas para a economia, o mercado também reduzindo o Produto Interno Bruto (PIB), que deve crescer 4,78% este ano e 0,58% no próximo, de taxas de 4,80% e 0,70% esperadas antes.
A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a taxa básica de juros deve ser elevada em 1,5 ponto percentual na reunião de dezembro do BC e encerrar este ano a 9,25%. Mas a Selic, atualmente em 7,75%, deve chegar ao final de 2022 em 11,25%, sem alteração.
Leia também: