Mercado de trabalho terá acentuado enfraquecimento a partir de março

138

Nossa expectativa – As condições do mercado de trabalho mostrarão um acentuado enfraquecimento a partir de março, em meio à contração da atividade econômica devido à quarentena de parte do país. Veremos o aumento da taxa de desemprego, o aumento de trabalhadores desalentados (aqueles que desistiram de procurar emprego) que atualmente estão em 4,7 milhões, bem como uma diminuição real na renda média da população.

Os escalões mais vulneráveis ​​da população empregada em situações tão desafiadoras são os do mercado de trabalho informal, porque sua renda é instável. Só para se ter uma ideia, a soma de trabalhadores por conta própria e trabalhadores não registrados é de 36,1 milhões de pessoas. O Governo Federal fornecerá uma remuneração mensal no curto prazo de R$ 600 para cada um desses trabalhadores no mercado de trabalho informal, a fim de aliviar um pouco suas difíceis condições financeiras.

O Governo Federal anunciou o alívio da dívida para as empresas (adiando o pagamento do serviço da dívida) e o BNDES fornecerá linhas de crédito subsidiadas às empresas. Essas medidas podem atenuar um pouco o ritmo de demissão de trabalhadores registrados, mas não evitarão a destruição líquida considerável de empregos no segundo trimestre, especialmente no cenário bastante provável de quarentena prolongada com a paralisação da maioria dos segmentos de atividade econômica.

.

Espaço Publicitáriocnseg

Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. (MUFG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui