Mercado imobiliário da China continua aquecendo à medida que negociações e sentimento melhoram

134
Foto tirada com um celular mostra pessoas vendo a maquete de um projeto imobiliário em Shanghai, no leste da China, em 28 de maio de 2024. (Xinhua/Zheng Juntian)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 19 fev (Xinhua) — Os preços dos imóveis residenciais nas cidades chinesas de primeiro nível mantiveram uma tendência de crescimento em janeiro, aumentando os sinais de estabilização no setor imobiliário do país em meio a negociações ativas e melhora do sentimento.

Nas quatro cidades chinesas de primeiro nível do país, Beijing, Shanghai, Guangzhou e Shenzhen, tanto os preços das habitações novas como os das usadas subiram 0,1% em relação ao mês anterior, mostraram dados do Departamento Nacional das Estatísticas da China divulgados nesta quarta-feira.

Além disso, a tendência de recuperação se estendeu para além das grandes cidades. Os preços das moradias novas nas cidades de segundo nível registraram seu primeiro aumento mensal desde junho de 2023, subindo 0,1%. Os preços das residências usadas caíram 0,3%.

Entre 70 cidades de grande e médio porte, 24 relataram aumentos mensais nos preços das casas novas, enquanto sete tiveram ganhos nos preços das usadas.

Espaço Publicitáriocnseg

Os dados apontam para um impulso contínuo em um mercado que começou a se estabilizar no último trimestre do ano passado, depois que as autoridades agiram para reverter a desaceleração do mercado e estabilizar o setor.

Os formuladores de políticas lançaram uma série de medidas para apoiar o setor, incluindo cortes nas taxas de hipoteca, requisitos de entrada mais baixos e restrições de compra relaxadas.

A atividade do mercado aumentou. Entre 1º e 27 de janeiro, a área total de vendas de moradias comerciais recém-construídas em 30 cidades aumentou 4% em termos anuais, enquanto o volume de transações de habitações usadas em 20 cidades aumentou 19%, segundo os dados da Academia de Índice da China.

Essa tendência de aquecimento também alimentou a demanda por empréstimos imobiliários. Os novos empréstimos para habitação pessoal saltaram para 244,7 bilhões de yuans (cerca de US$ 34,13 bilhões) em janeiro, um aumento anual de 151,9 bilhões de yuans, mostraram dados oficiais.

Em meio à recuperação da confiança do mercado, as grandes incorporadoras imobiliárias estão intensificando as aquisições de terras, com vários gigantes do setor anunciando novas aquisições de projetos em janeiro.

O Poly Developments and Holdings Group anunciou compras recentes de seis terrenos em cidades como Guangzhou, Foshan e Sanya, com pagamentos totais próximos a 10 bilhões de yuans. A Vanke disse que recentemente garantiu quatro locais de desenvolvimento em Tianjin, Tangshan, Guangzhou e Guiyang, com uma área total de 213 mil metros quadrados.

Analistas disseram que as últimas aquisições pelas principais incorporadoras sinalizam confiança renovada em relação às perspectivas do setor e otimismo crescente nas perspectivas de longo prazo do mercado, à medida que as medidas de apoio do governo surtem efeitos. Fim

Leia também:

Lucros industriais da China caem 0,3% nos dois primeiros meses
Cinturão e Rota
Lucros industriais da China caem 0,3% nos dois primeiros meses

Beijing, 27 março (Xinhua) — O lucro combinado das principais empresas industriais da China caiu anualmente 0,3% nos dois primeiros meses de 2025, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta quinta-feira. Empresas industriais com uma receita anual proveniente de negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (cerca de 2,79 milhões de dólares […]

Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil
Cinturão e Rota
Cidade chinesa de Quanzhou abre primeira rota de carga a granel de comércio exterior ao Brasil

O navio liberiano “Santos” atracou com sucesso, à noite da quarta-feira, na zona portuária de Shihu, cidade de Quanzhou, Província de Fujian, no leste da China, marcando a abertura da primeira rota marítima de carga a granel de comércio exterior entre Quanzhou e Brasil.

Investimentos de empresas globais na China adicionam impulso à inovação
Cinturão e Rota
Investimentos de empresas globais na China adicionam impulso à inovação

Beijing, 27 março (Xinhua) — Aproveitando a onda da abertura de alto nível da China, empresas estrangeiras estão utilizando as vantagens da segunda maior economia do mundo e participando de sua busca por inovação, para alcançar uma cooperação ganha-ganha. Em Shanghai, a sede de P&D da Takeda na China e na região Ásia-Pacífico alcançou simultaneamente […]

Bolsa de Valores de Shanghai e B3 do Brasil assinam memorando sobre cooperação em interoperabilidade de ETF
Cinturão e Rota
Bolsa de Valores de Shanghai e B3 do Brasil assinam memorando sobre cooperação em interoperabilidade de ETF

A Bolsa de Valores de Shanghai (SSE, na sigla em inglês) e a B3 do Brasil assinaram na última quinta-feira um memorando de entendimento sobre a interoperabilidade de ETF (exchange-traded fund), levando a cooperação sino-brasileira no mercado de capitais para uma nova etapa.

China conduz operação de empréstimo de médio prazo de 450 bilhões de yuans para injetar liquidez
Cinturão e Rota
China conduz operação de empréstimo de médio prazo de 450 bilhões de yuans para injetar liquidez

O Banco Popular da China, o banco central do país, conduziu uma operação de instrumento de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano no valor de 450 bilhões de yuans (cerca de US$ 62,68 bilhões) para manter a liquidez razoável no sistema bancário do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui