Mercado local deve operar com um olho na decisão do BC

394
Banco Central (Foto: Luiz Kessler)
Banco Central (Foto: Luiz Kessler)

Em dia de Copom, o mercado local deve operar com um olho na decisão do Banco Central, que deve levar a taxa Selic a 3,5%, e outro no cenário político. Com isso, deve repercutir a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira, de declarar extinta a comissão mista que analisa a proposta da reforma tributária, o que na prática inviabiliza a continuidade dos trabalhos nos moldes atuais. Por trás da decisão especula-se que Lira a tenha tomado para tentar fatiar o texto da reforma, o que inclusive conta com o apoio da equipe econômica, mas de todo modo a repercussão não deve ser positiva. O contrapeso fica para o exterior, que começa a quarta-feira exibindo ganhos.

Na agenda do dia, o PMI composto da Zona do Euro atingiu seu maior nível desde julho de 2020 ao subir a 53,8 pontos em abril. Na Alemanha, o mesmo indicador caiu a 55,8 pontos em abril, impulsionado em boa parte pelo índice relativo ao setor de serviços que cedeu a 49,9 pontos no mês passado e, com isso, voltou a mostrar retração da atividade (o que acontece quando fica abaixo dos 50 pontos).

No noticiário corporativo, dia de resultados positivos, com destaque para os números do Bradesco, que superaram a estimativa mais otimista do mercado, com lucro de R$ 6,5 bilhões, ainda que 4,2% abaixo do 4T20. A XP entregou 8% de crescimento nos ativos sob custódia nesses três meses, além de expansão nas margens, também com números acima do esperado. A Minerva (BEEF3) entregou receita acima do esperado, com maior volume de vendas e maior preço. Diversos resultados programados para hoje, com destaque para Gerdau (GGBR4) ainda antes da abertura, Pão de Açúcar (PCAR3), AES Brasil (AESB3), Tim (TIMP3) e Engie (EGIE3), após o fechamento. A JHSF (JHSF3) e a Even (EVEN3) anunciaram um acordo para um projeto em conjunto com VGV (valor geral de vendas) potencial de R$ 737 milhões, próximo do complexo Cidade Jardim, da JHSF. Hoje, ainda teremos a estreia das ações da PetroRecôncavo no Novo Mercado da B3, com o código RECV3.

Há pouco, as principais Bolsas europeias operavam em alta, com Londres e Frankfurt exibindo ganhos de 1,14% e 1,29%, respectivamente. Nos EUA o comportamento era parecido, e Dow Jones e S&P futuros subiam 0,20% e 0,36%, respectivamente.

Espaço Publicitáriocnseg

.

Helena Veronese

Economista-chefe da Consulenza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui