Mercado sinaliza realização em meio a discussões do Orçamento

No Brasil, o Ibovespa teve alta de 1,97%, em 117.518,44 pontos. Os ganhos do principal índice da B3 foram motivados, em grande medida, pelo bom humor externo. Com o minério de ferro tendo mais uma sessão positiva de Qingdao (China) e os dados positivos nos EUA, o apetite pelo risco foi ampliado. Todavia, os investidores não deixaram de acompanhar o imbróglio dos vetos do Orçamento e o avanço da Covid-19 no país.

Em Wall Street, os mercados fecharam em alta. Mais uma vez os dados de atividade econômica traduzidos pelos PMI’s de serviços da IHS Markit e da ISM Inc. ampliaram o bom humor dos investidores americanos. Ademais, o avanço da vacinação no país e o aumento das perspectivas em torno da reabertura da economia também foram fatores positivos. O Dow Jones teve ganhos de 1,13%, o S&P 500 subiu a 1,44% e o Nasdaq teve valorização de 1,67%.

Na volta do feriado, os mercados asiáticos fecham a sessão com as principais praças sem direção única. Apesar do rali nova-iorquino de ontem, autoridades médicas apontam para possibilidade de uma quarta onda no Japão e o Banco Central da China recomenda que bancos reduzam o crédito, com o objetivo de evitar uma possível bolha e contribuir com o plano de enxugamento monetário da instituição. Em Tóquio, o Nikkei teve queda de 1,30%. Na Coréia do Sul, o Kospi registrou alta de 0,20%. Taiwan teve ganho de 1,02%, enquanto Hong Kong continuou fechado. Na China continental, o Xangai composto caiu marginalmente 0,04% e o Shenzhen teve alta de 0,18%.

Para hoje, os futuros em Nova Iorque indicam realização nas Bolsas após a forte alta de ontem (5). Na Europa, as principais Bolsas sobem após o feriado, seguindo as fortes altas registradas no dia anterior, mas a situação em torno da Covid-19 continua no radar. Os mercados globais também ficarão atentos aos documentos e seminários do Fundo Monetário Internacional (FMI).

No Brasil, os futuros do Ibovespa operam em queda, mediante a permanência dos riscos fiscais e os números ainda elevados da Covid-19 no país.

Quanto aos dados de conjuntura econômica, serão publicados o PMI de serviços em composto; e a Agroconsult divulgará as projeções para a safra de soja.

O Tesouro fará ofertas de NTN-Bs para 2026, 2030 e 2055.

Na Europa, o índice de Confiança do Investidor Sentix para o mês de abril teve alta acima do esperado, chegando a 13,1 pontos, ante 5 pontos em março. A taxa de desemprego da Zona do Euro permaneceu em 8,3%, levemente acima da projeção de 8,1%.

Nos EUA, continuarão a ser divulgados dados relativos à atividade econômica. Dentre os indicadores mais importantes, serão divulgados a oferta de empregos pelo Bureau of Labor Statistics. As projeções de mercado indicam criação de 6,995 mil empregos em fevereiro, ante avanço de 6,917 mil em janeiro. A Energy Information Administration (EIA) divulgará as perspectivas para o setor energético, tendo impacto nos mercados de petróleo, combustíveis e outros.

.

Matheus Jaconeli

Economista da Nova Futura Investimentos

Leia também:

Mercados melhores

Mercado nacional deve recuar hoje, após alta de 2% na sessão anterior

 

Artigos Relacionados

Brasil precisa de uma agenda positiva de reformas e concessões

Na opinião do economista João Beck, especialista em investimentos e um dos sócios da BRA, escritório credenciado da XP, se não tivesse havido uma política de estímulo financeiro na pandemia estaríamos em uma situação bem mais delicada.

Serviços: contração devido a isolamento afeta desempenho no trimestre

'Se houver um bom progresso contínuo na vacinação, poderemos ver tendência de redução mais perceptível nos números da Covid', diz analista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.