Mercados sobem com bons indicadores de atividade

251
Wall Street (Foto: divulgação)
Wall Street (Foto: divulgação)

Mais uma vez, as preocupações em torno da nova variante da Covid-19 afetaram o humor dos investidores no velho continente. Dado o avanço da mutação de origem indiana, alguns países já começam a encrudescer as restrições para viagens e o governo francês já especula a possibilidade de haver a quarta onda no continente.

Nos EUA, os mercados fecharam sem direção única. Os agentes, no último pregão de junho, ponderaram o avanço da variante delta na Europa. Pelo lado positivo, indicadores econômicos, como a criação de empregos da ADP Systems, superaram as perspectivas.

Os riscos políticos no Brasil, outrora distantes, voltou a assombrar o mercado, devido às denúncias de corrupção em torno da compra de vacinas. Os investidores também continuaram a digerir os possíveis desdobramentos em torno dos engodos inerentes à reforma tributária e à crise hídrica.

Hoje, as Bolsas asiáticas fecharam em queda generalizada, influenciadas pelo avanço da nova variante da Covid-19 na Europa. O indicador de atividade industrial evidenciado pelo PMI industrial Caixin mostra menor aceleração da economia chinesa. No Japão, os índices industriais Takan também ficaram aquém do esperado, mas o PMI industrial teve alta, ficando em 52,4 pontos.

Espaço Publicitáriocnseg

Nos EUA, os futuros e as Bolsas na Europa começam o dia no positivo, mediante às perspectivas de avanço da economia no segundo semestre, sendo sustentado pelos PMIs divulgados na Europa, e com a projeção de possibilidade de alta para o indicador nos EUA.

Hoje, no Brasil, o mini-índice futuro do Ibovespa abre em alta, seguindo os seus pares internacionais.

Mais cedo, a FGV informou que o Índice de Confiança Empresarial teve alta de 4,3 pontos em junho, chegando a 98,8 pontos.

Assim como no exterior, os agentes também aguardaram os dados do PMI industrial para o Brasil.

O BC fará leilões de rolagem de swap cambial a partir das 11h30 e Tesouro ofertará LTNs para os vencimentos 2022, 2023 e 2025; NTN-Fs para 2027 e 2031 e LFTs para 2023 e 2027.

A CPI da Covid-19 e as denúncias de corrupção ainda continuarão no radar dos investidores.

Na Europa, indicadores de vendas no varejo na Alemanha, PMIs e a taxa de desemprego para a Zona do Euro forma publicados nesta madrugada; nos EUA, como ocorre toda quinta-feira, serão publicados os pedidos semanais por seguro-desemprego. E também serão disponibilizados indicadores de atividade econômica da agência IHS Markit e ISM Inc.

.

Matheus Jaconeli

Economista da Nova Futura Investimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui