Mesmo com alta de preços, 87% pretendem fazer compras na Páscoa

Estudo revelou que 96% dos consumidores sentem a alta nos valores dos chocolates; 31% dos consumidores devem participar de amigo oculto na data

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Ovos de Páscoa (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Ovos de Páscoa (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Segundo levantamento da plataforma Mission Brasil, 87% das pessoas pretendem realizar compras para a Páscoa. Os ovos de chocolate continuam sendo os itens mais desejados, com 63% das intenções de compra. No entanto, outras alternativas ganham espaço: 20% dos consumidores priorizarão as barras e tabletes, enquanto 12,5% devem optar por caixas de bombons. Já 3% dos entrevistados afirmaram preferir outros doces e sobremesas, enquanto quase 1% planejam presentear com brinquedos. A pesquisa contou com 564 participantes das 27 unidades federativas.

Ainda de acordo com o estudo, 96% dos consumidores perceberam aumento nos preços dos ovos de Páscoa em comparação ao ano passado. O valor deverá ser fator determinante também na escolha dos produtos, uma vez que 68% afirmam convictamente que mudariam sua escolha de presente devido ao custo do item. Tanto é que, dentre aqueles que não visam efetuar aquisições, a questão financeira aparece como principal fator, com 60% das justificativas. Outras motivações citadas são a falta de interesse pela data, com 25%, e a não comemoração da festividade, com 14%. Para o estudo, o público ouvido recebe, predominantemente, de um a três salários mínimos, com 46% das respostas, e um salário, com 36%. A faixa de quem recebe de três a cinco salários foi de 12%, enquanto os acima de cinco são 6%.

Com relação ao planejamento do bolso, 33% dos consumidores visam gastar entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 32% planejam desembolsar entre R$ 51 e R$ 100, 15% entre R$ 201 e R$ 300 e 13% projetam um gasto de até R$ 50. Já na hora de justificar os tópicos decisivos na hora da compra, a qualidade do produto, com 30% das escolhas, o preço, com 26%, e promoções e descontos, com 15%, foram os mais citados.

Ainda segundo o levantamento, quando o assunto é a forma de compra, as lojas físicas ficaram na frente, com mais de 79% das respostas, dado surpreendente considerando o avanço do e-commerce nos últimos anos. A pesquisa também identificou quais são os fatores de atratividade para compras. Com 83% da preferência, o desconto ainda é a estratégia mais prestigiada. Já 17% das pessoas preferem o cashback. Com relação à preferência do produto, 60% das pessoas devem optar por grandes marcas, enquanto 40% irão consumir itens artesanais. Na hora do pagamento, a prioridade será pelo pagamento à vista para 74% dos entrevistados, ao passo que 26% planejam parcelar as compras.

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Além disso, o estudo ainda procurou entender o papel das redes sociais no cenário, com cerca de 59% dos entrevistados sinalizando que essas mídias têm influência na sua compra. Para eles, influenciadores especialmente do TikTok e Instagram são decisivos no momento de selecionar o presente de Páscoa.

Já pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas mostra que 31% dos consumidores devem participar de alguma brincadeira do tipo amigo oculto, levando 31,5 milhões de pessoas às compras.

Os entrevistados afirmam que irão participar da brincadeira principalmente porque gostam de eventos sociais (17%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (11%). Entretanto, 63% não pretendem participar, porque seus familiares, amigos e colegas de trabalho não têm o costume de realizar esta brincadeira (28%) e porque não gostam (22%).

Considerando o ambiente e as pessoas com as quais a brincadeira será feita, 73% pretendem fazer o amigo oculto de Páscoa com familiares, 43% com amigos e 34% com colegas de trabalho.

Os entrevistados pretendem participar, em média, de quatro brincadeiras, com um gasto médio de R$ 58 com cada presente.

A pesquisa ouviu, 5 a 18 de março, consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para a Páscoa deste ano. A margem de erro é de 3,2 p.p e 4,0 p.p, para um intervalo de confiança a 95%.

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