Metamorfose ambulante

A ligeireza com que a imprensa global passou a chamar o presidente da Líbia, Muamar Kadafi, de “coronel Kadafi” guarda o mesmo alinhamento acrítico com a forma que “comprou” a versão da administração Georg Bush, quando esta passou a atribuir os atentados ao World Trade Center a Bin Laden. No caso da mídia tupiniquim, a virada ganha contornos tragicômicos para os de boa memória que não se olvidaram que, durante a ditadura brasileira, a imprensa da ditabranda nunca deixou de tratar com reverência e bajulação como “presidentes” os generais de plantão.

Novos Bin Landen
Aliás, leitores mais críticos já estranham que, tendo transformado em “rebeldes” os integrantes do Conselho Nacional de Transição (CNT) levados ao poder pela combinação da ação militar (bombardeios da Otan) e estrangulamento econômico (o sequestro de bens líbios em bancos no exterior), a imprensa global silencie sobre a decisão já anunciada pelo CNT de transformar a sharia (lei islâmica) em instância jurídica superior à futura Constituição e às leis ordinárias da “nova” Líbia.

Cartão amarelo
Para que nenhum órgão da imprensa dos países hegemônicos possa vir alegar ingenuidade e/ou desconhecimento, o CNT já adverte que, desde já, proibirá as mulheres da Líbia – país no qual não há restrições ao exercício da cidadania feminina, como a livre locomoção, inclusive, dirigindo seus próprios veículos, e o ingresso em universidades – de viajarem sozinhas. A alegação de que esse tipo de interdição é em defesa das próprias mulheres, por “elas serem a parte mais importante da nossa sociedade”, pode ser subscrita pelos talibãs ou pela ditadura familiar que governa a Arábia Saudita, mas esta, significativamente, não comove os defensores dos direitos humanos mobilizados pela mídia ocidental.

Realidade
A produção do petróleo no pré-sal já atinge 150 mil barris diários. A informação foi dada pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, ao participar do World Energy Leader”s Summit,  no Rio: “Não é mais um sonho. Nós já produzimos no pré-sal. Temos muitos desafios, mas as oportunidades são muito maiores”, comemorou Gabrielli, que destacou o papel da estatal setor global energia.
A produção atingida confirma previsão da Petrobras, no fim de outubro de 2010, quando  empresa realizou  o primeiro teste-piloto do pré-sal no Rio de Janeiro.
Vale o escrito
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu o direito à nomeação à candidata aprovada em primeiro lugar no concurso público para o cargo de professor de língua portuguesa do ensino fundamental do município de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul. A 1ª Turma do STJ baseou sua decisão no fato de o edital do concurso não fixar o número de vagas a serem preenchidas, observando ser possível presumir a existência de pelo menos uma vaga, que deve ser destinada ao primeiro colocado. A decisão, que interessa a milhões de “concurseiros” tupiniquins e representa um duro golpe nos recorrentes cadastros de reserva, reformou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que rejeitara o pleito, alegando não haver direito líquido e certo à nomeação, pelo fato de a candidata não ter sido preterida por outro candidato aprovado em colocação inferior.

Artigo anteriorPonta do iceberg?
Próximo artigoInvestimento direto
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Batendo palma para maluco dançar

CPI precisa ser ágil para não deixar governistas propagarem mentiras impunemente.

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Marrocos espera crescimento de 5,3% em 2021

BC do país estima avanço da economia neste ano; receita com turismo vêm caindo; inflação acelerou, mas está controlada.

Pacientes com Covid têm dificuldades a benefício por incapacidade

Nesta terça, Bolsonaro vetou PL aprovado pelo Congresso que dispensa carência do INSS para novas doenças.

Sauditas vêm visitar regiões cafeeiras do Brasil

Brasileiros convidaram os compradores árabes para visitar as lavouras locais no próximo ano.

Senado aprova MP que aumenta a tributação sobre lucro dos bancos

Como houve mudança no texto, medida volta à apreciação da Câmara.

Abertura de empresas cresceu 17,9% em março

Segundo Serasa, comércio alavancou alta do índice; MEIs registram aumento e representam a maior parte das empresas criadas.