Metas do BC

Assinado por personalidades como o economista Carlos Lessa e o cientista social Theotonio dos Santos, foi lançado nesta segunda-feira o “Consenso do Rio”, que pretende tornar a missão do Banco Central (BC) mais próxima da delegada ao Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que, além de enfrentar a inflação, é responsável também pelas políticas de incremento da economia e do emprego.
“Que ninguém subestime os EUA, país que ainda registra 50 mil patentes por ano, enquanto a China gira em torno de 3 mil. Os norte-americanos estão com problemas políticos, mas se a realidade se impuser vão abandonar as limitações impostas pelo Partido Republicano”, ponderou o presidente do Instituto de Estudos Estratégicos para a Integração da América do Sul (Intersul), José Carlos de Assis, integrante do Conselho Editorial do MM.

Menor risco
Comemorando os seus 56 anos, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), lança dois produtos: o Classcob – sistema que consegue identificar a partir de uma carteira em cobrança, quais as pessoas com maior ou menor probabilidade de pagamento da dívida; e o Cadastro Positivo, um banco de dados onde são anotados dados financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento liquidadas ou em andamento por pessoa física ou jurídica.

SPC
O nascimento do CDL-Rio, em 1955, está intimamente ligado à criação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), considerado um marco e que foi posteriormente adotado por outras entidades do comércio em todo o país. O SPC também tem um dedo do MONITOR MERCANTIL, já que os registros protestos de títulos publicados pelo jornal serviram de embrião do sistema de proteção ao crédito.
Hoje, o CDL-Rio tem mais de 15 mil associados e, segundo o seu presidente, Aldo Gonçalves, persegue o caminho da modernização, atualização técnica, operacional e da responsabilidade social.

Todo cuidado…
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprova, nesta terça-feira, as novas regras de revisão das tarifas de energia elétrica ao consumidor. É melhor o consumidor abrir o olho. A revisão das tarifas acontece em média a cada quatro anos e se destina a repassar para as tarifas os ganhos de produtividade obtidos pelas concessionárias. A Aneel, porém, afirma que a revisão “é necessária para manter o equilíbrio econômico e financeiro das distribuidoras”.

Oscar da implosão
A demolição de parte do Estádio Castelão, em Fortaleza, e a implosão de uma grande área desativada no Hospital Universitário da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, renderam à empresa Fábio Bruno Construções, na Holanda, o World Demolition Awards.

Túnel do tempo
A ação do BNDES para superar os efeitos da crise econômica internacional esteve no centro das críticas de três ex-presidentes do Banco Central – Pérsio Arida, Armínio Fraga e Gustavo Franco – em convescote tucano realizado nesta segunda-feira no Rio. Não à toa, durante o interminável governo do PSDB, o BNDES se limitou a facilitar a aquisição de estatais por empresas estrangeiras. Fernando Henrique Cardoso e José Serra também marcaram presença.

Artigo anteriorLuxo no mar
Próximo artigoEfeitos da privatização
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.