Metrô do Rio: R$ 28 bi de investimento para expansão

Iniciativa prevê 31 novas estações e mais 44 quilômetros de trilhos em ampliação das linhas 2 e 4 e chegada a São Gonçalo.

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Metrô Rio
Metrô Rio (Foto: Tomaz Silva/ABr)

O Governo do Rio de Janeiro apresentou nesta segunda-feira a proposta de ligação entre Estácio e Praça XV, a construção da Linha 3, que conectará a Praça XV a Guaxindiba, em São Gonçalo, passando por Niterói, além da extensão da Linha 4 até o Recreio dos Bandeirantes.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, presente no encontro que reuniu também integrantes da Prefeitura do Rio de Janeiro, anunciou que o Governo Federal vai investir R$ 20 milhões nos estudos para a expansão metroviária do Rio de Janeiro. O Governo do Estado vai aportar cerca de R$ 12 milhões.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que participará da elaboração do novo contrato com o MetrôRio, estima que a construção dos trechos em questão custará R$ 28 bilhões.

Segundo a prefeitura, a iniciativa que prevê 31 novas estações e mais 44 quilômetros de trilhos representa um marco estratégico para o desenvolvimento urbano e a mobilidade da região. A expectativa é que os primeiros trechos entrem em operação em 2031, com a conclusão total do projeto até o fim de 2032.

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A execução do programa será por recursos provenientes de parcerias público-privadas somadas a investimentos dos governos estadual, municipal e do BNDES. A expectativa é que os primeiros processos de licitação e contratação comecem no início do próximo ano.

A ligação entre Estácio e Praça XV está estimada em R$ 4,4 bilhões. A Linha 3, que conectará o Metrô a São Gonçalo, deve demandar cerca de R$ 14,6 bilhões. A expansão entre o Jardim Oceânico e o Recreio tem orçamento previsto de R$ 9,8 bilhões.

O ministro Jader Barbalho Filho comemorou a iniciativa. “Nosso objetivo é facilitar o dia a dia da população, encurtar distâncias e garantir um transporte público de mais qualidade. É uma união de esforços entre governo federal, governo do estado e prefeituras para transformar a mobilidade e a qualidade de vida da população”, disse o ministro.

Linha 2: volta à concepção original

Desde a concepção original da Linha 2, na década de 1970, à extensão até a Praça XV sempre foi considerada essencial para conectar de forma mais eficiente a Zona Norte ao Centro e à Zona Sul. O traçado segue pelo eixo central da Rua Frei Caneca e posiciona a Estação Catumbi atrás da Praça da Apoteose.

Considerado como prioritário no Plano Diretor Metroviário (PDM), o trecho Estácio–Praça XV fará com que a Linha 2 cumpra seu traçado original e opere de forma independente, fazendo com que a estação Carioca passe a ser um dos pontos principais de integração com a Linha 1.

A mudança elimina os cruzamentos operacionais nas estações Central e Botafogo, já que os trens da Linha 2 não precisarão mais acessar os mesmos trilhos que a Linha 1, como ocorre até hoje. Dessa forma, os gargalos serão resolvidos e os intervalos, reduzidos, aumentando a capacidade da Linha 2 em 70%. A expectativa é que sejam transportados 450 mil passageiros por dia.

Linha 3: Praça XV–Niterói–Guaxindiba (SG)

Primeira linha intermunicipal de metrô do estado, a Linha 3 ligará os municípios do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo em um percurso de 28 km e 15 estações, podendo se estender futuramente até Itaboraí.

O sistema de transporte, que beneficiará cerca de 650 mil usuários por dia, encurtará de 2 horas para 40 minutos o tempo de viagens entre Niterói e São Gonçalo, principalmente nos horários de pico, e representará economia significativa no bolso do usuário. Além disso, serão gerados milhares de empregos e haverá redução de engarrafamentos e da emissão de poluentes.

Segundo o Plano Diretor Metroviário (PDM), o primeiro trecho, interligando as estações Praça XV e Arariboia, seria executado através de um túnel subaquático escavado sob a Baía de Guanabara, levando em conta a complexidade do processo de execução da obra e aspectos geológicos e ambientais. A partir de Arariboia, as estações da Linha 3 passarão a operar em nível elevado.

A previsão é que a estação Guaxindiba seja construída perto da BR-101, uma das principais rodovias federais do Brasil, promovendo uma maior integração intermodal, recebendo a demanda de municípios vizinhos (Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé).

Extensão da Linha 4 do Metrô do Rio até o Recreio

A previsão é que o Terminal Alvorada se torne um ponto estratégico de integração, conectando futuras expansões da malha metroviária e integrando a outros modais de transporte, promovendo maior eficiência e acessibilidade à mobilidade urbana na região. A projeção é que 360 mil passageiros sejam beneficiados por dia com a extensão da Linha 4.

Matéria atualizada às 18h59 para inclusão de dados sobre a expansão do Metrô do Rio

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