35.9 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, janeiro 18, 2021

México proíbe glifosato e milho transgênico

O México pretende eliminar o uso de glifosato no território asteca, bem como o uso de milho transgênico. Decreto neste sentido foi publicado no Diário Oficial no último dia de 2020. No prazo de três anos, o uso do agrotóxico e do grão transgênico será banido, informa a Telesur.

O governo do presidente Andrés Manuel López Obrador pretende proteger a diversidade genética no país. As evidências científicas levam a crer que o milho é uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou de 7.500 a 12.000 anos atrás na área central do México, de acordo com estudo da Universidade de Utah (EUA).

Organizações da sociedade civil, como o Greenpeace México, comemoraram a publicação do decreto, considerando que este é um passo muito importante na direção certa para avançar para a agricultura orgânica, que considera essencial para a produção de alimentos saudáveis e para gozar de soberania e autossuficiência alimentar.

A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc), parte da OMS, concluiu que o glifosato era “provavelmente cancerígeno” para humanos. Porém a EPA (agência de proteção ambiental dos EUA) garante que o herbicida é seguro quando usado corretamente. A Comissão Europeia autorizou o uso até 2022. No Brasil, o glifosato também é permitido, mas está sob reavaliação.

 

É a vacina,…

A economista Pollyanna Gondin, doutora em Políticas Públicas e professora do Centro Universitário Internacional Uninter, não menospreza as consequências da pandemia nos índices econômicos que podem ser alcançados no ano que se inicia. “2021 ainda é muito incerto e de difícil previsibilidade, porque vai depender, em grande medida, dos rumos tomados pela pandemia e da atuação do governo em seu enfrentamento, tanto na garantia de aporte financeiro à população quanto à liberação da vacina”, opina.

Entre as implicações catalisadas pela pandemia em 2020, a economista enumera a alta taxa de desemprego, inflação acima da meta fiscal e o câmbio desvalorizado. Para ela, o que há de mais encorajador atualmente é a taxa Selic a 2%.

Pollyanna diz não enxergar garantias de recuperação se não houver atenção das autoridades para o básico: “O Brasil precisa de um plano de ação contra a pandemia e um plano eficiente de vacinação da população”, finaliza.

 

Janeleiros municipais

Um dos primeiros atos do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi demitir os funcionários comissionados que integravam o grupo chamado de Guardiões do Crivella, que iam para portas de hospitais tentar impedir que pacientes expusessem queixas aos jornalistas.

O percentual de comissionados nas administrações mostra grave distorção no serviço público: nos municípios era de 7,57% (dados de 2015, Ipea), o dobro do percentual nos estados, de 3,77% (2014), e no serviço federal, de 3,74% (2014).

 

Ninguém segura

O crescimento no Governo Bolsonaro não para: o número de famílias inscritas no Cadastro Único em situação de extrema pobreza é 1,3 milhão maior que ao final do Governo Temer. São cerca de 3,7 milhões de pessoas, levando o total de brasileiros na miséria (renda mensal abaixo de R$ 89 por pessoa) a 39,9 milhões.

O número vai engrossar com o fim da renda emergencial.

Leia mais:

Impacto positivo das barragens

Lições de 2020 e dever de casa para 2021

Bolsonaro liberou 18x mais que mensalão e reeleição

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Covid não é primeira, nem a mais letal

Peste Negra, Aids, Gripe Espanhola, doenças que afetaram e afetam a humanidade.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

A Década do Oceano

Seremos capazes de salvar o mar que nos cerca?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Atividade econômica está 1,9% abaixo do nível de fevereiro

Mas produção industrial e as vendas no varejo ampliado estão 2,6% e 5,2% acima dos níveis do mês.

SEG NOTÍCIAS – Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat

Não há nenhuma mudança nas regras de indenização; presidente da Caixa, Pedro Guimarães, deu detalhes.

Início da vacinação no Brasil deixará mercados atentos

Discurso de Christine Lagarde, do BCE evidencia a preocupação dos formuladores de política econômica da região.

Positivismo com o início da vacinação no Brasil

Conflito de Dória com Bolsonaro aumentou ontem após o início da vacinação ter sido em São Paulo.

IBC-Br de novembro mostrou avanço de 0,59%

Com a leitura de hoje, o índice dessazonalizado permanece ainda -1,86% abaixo do nível registrado em fevereiro de 2020.