Militares são grandes inimigos das urnas

Nem impresso, nem eletrônico. Golpes foram as maiores fraudes.

A discussão sobre quando havia mais fraudes – na época em que o voto era feito em cédulas ou agora, em que a escolha se dá nas urnas eletrônicas – passa ao largo das grandes fraudes cometidas contra a escolha dos eleitores brasileiros: as perpetradas pelos militares em diferentes períodos da vida política, desrespeitando ou limitando o voto.

Em 1954, o golpe contra o presidente eleito pelo povo em 1950 com quase 50% dos votos só foi adiado pelo gesto de Getúlio Vargas, que deixou a vida para entrar para a História.

Em 1961, uma junta militar tentou impedir a posse do vice-presidente eleito João Goulart.

Em 1964, Jango, como era conhecido, acabaria deposto pelo golpe militar.

Em 1966, realizaram-se eleições para Senado e Câmara sob a ameaça do marechal Castelo Branco, que afirmou que não toleraria candidaturas desafinadas com Governo Federal.

Em 1968, o presidente (não eleito) Costa e Silva decretou o Ato Institucional número 5, o AI-5, que fechou o Congresso, cassou direitos políticos de diversos parlamentares e instalou, na marra, o bipartidarismo.

Em 1978, com o crescimento da oposição (concentrada no MDB), mesmo com todos os casuísmos, foi baixado o Pacote de Abril, que criou os senadores biônicos.

O relato acima, que não esgota o tema dos golpes tentados ou efetuados por militares e aliados civis, normalmente seguindo ordens externas, demonstra que as grandes fraudes eleitorais não ocorreram às escondidas, foram escancaradas.

 

Café e ouro

A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, presidida por Claudio Castro, realizará, pela primeira vez de forma virtual, o Café da Manhã do Corpo Consular. O encontro será pela plataforma Google Meets, para 20 cônsules, em 18 de agosto, às 9h30. Mais cedo, no mesmo dia, os convidados receberão, em suas casas, um café da manhã, entregue pelo hotel Fairmont Rio, parceiro do evento.

O professor Bayard Boiteux fará abertura. A pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo será uma das palestrantes. Na ocasião, também haverá a nomeação de cinco novos Embaixadores de Turismo para a cidade do Rio, entre os quais a medalhista de ouro Rebeca Andrade.

 

Apoio

Nenhuma autoridade fora do Executivo compareceu à “tanqueciata” realizada no Planalto nesta terça. Mas estava lá o deputado Ricardo Barros, do PP, líder do governo na Câmara e que teria sido apontado pelo próprio Bolsonaro como líder das negociatas no Ministério da Saúde.

 

Rápidas

O ministro Paulo Guedes e o CEO da Ricam Consultoria, Ricardo Amorim, estarão na abertura do 41º Congresso da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, de 23 e 26 de agosto *** A Fecap está oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais para mulheres, no recém-lançado curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Inscrições aqui *** O superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, vai explicar como o cooperativismo pode contribuir para a erradicação da pobreza na live do Hacking.Rio, nesta quinta-feira, às 19h.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Consertar este planeta

Por Paulo Márcio de Mello

‘A Mão e a Luva’

Por Mônica Gusmão

A Lei de Biossegurança em pauta no STF

Uso de transgênicos não é tarefa fácil. Qual será a medida menos onerosa para as futuras gerações?

Últimas Notícias

Para 48%, recém-formados são os mais afetados no mercado de trabalho

Pesquisa feita com mais de 9 mil pessoas descobriu que 25% fazem parte da Geração Nem Nem, que não trabalha nem estuda.

SP registra queda de 13% em mortes de trânsito ante setembro de 2020

Número de óbitos caiu de 455 em setembro do ano passado para 396 no mesmo período de 2021.

Supermercados tiveram queda de 7,15% em vendas

Período avaliado em São Paulo foi de 12 meses, já Rio registra expansão de 41,5% de novas unidades no primeiro semestre.

Dez anos após morte de Kadafi, Líbia sofre a pior crise humanitária

Em 2016, Obama chegou a reconhecer que seu pior erro foi não ter acompanhado de maneira efetiva o conflito após a queda do líder líbio.

Procedimentos contraceptivos têm queda na saúde suplementar

Pandemia impactou a realização de laqueaduras tubárias e o implante de dispositivos intrauterinos.