Ministério apoiará inserção de pesquisadores em empresas incubadas

325
Ministro Marcos Pontes. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ministro Marcos Pontes. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou um edital para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas vinculadas às melhores incubadoras do país. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores (PNI), que une o Ministério e o CNPq, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, ressaltou que o incentivo à inserção de mestres e doutores no mercado de trabalho é uma diretriz antiga do CNPq e do próprio MCTI, já que o programa foi um dos primeiros criados pelo ministério, ainda em 1987.

Para Evaldo Vilela, presidente do CNPq, a chamada também traz uma ótima oportunidade para mestres e doutores formados no país. “O CNPq tem como missão primordial o fortalecimento da pesquisa básica, a formação de mestres e doutores. Mas nós também temos que nos preocupar com utilização dessa mão de obra, que é extremamente qualificada. As incubadoras e parques tecnológicos presentes no país abrigam milhares de startups capazes de apresentar desafios, criar oportunidades e extrair o máximo desses profissionais”, disse.

A chamada pública será divulgada no site do CNPq, e as empresas terão até o dia 28 de janeiro de 2021 para submeterem suas propostas. O lançamento foi feito na 30ª Conferência Anprotec, que termina nesta quarta-feira.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui