‘Ministério paralelo’ de Bolsonaro agravou pandemia

Em depoimento à CPI da Covid do Senado, nesta terça-feira, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou ter sido “publicamente confrontado” pelo presidente Jair Bolsonaro durante o enfrentamento inicial da pandemia.

De acordo com o ex-ministro, o presidente Jair Bolsonaro foi diretamente comunicado sobre a escalada da pandemia no Brasil. O então ministro apresentou a Jair Bolsonaro três cenários sobre a evolução da crise. No pior deles, a estimativa era de que o país poderia chegar a 180 mil mortos no final de 2020. O país encerrou o ano passado com quase 195 mil óbitos confirmados.

Mandetta citou reuniões em que os filhos de Bolsonaro participavam – especificamente o vereador Carlos Bolsonaro, o Carlucho. E deu a entender que o presidente seguia outras orientações que não as do Ministério da Saúde.

Questionado pelo vice-presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Mandetta disse que a atuação do então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, dificultou a aquisição de insumos para o enfrentamento da pandemia. O ex-ministro da Saúde disse que “conflitos” dos filhos do presidente Jair Bolsonaro com a China também geravam “mal-estar”.

“Fui um certo dia ao Palácio do Planalto, e eles estavam todos lá. Os três filhos do presidente [deputado Eduardo, senador Flávio e Carlucho] estavam lá. Disse a eles que eu precisava conversar com o embaixador da China. Pedi uma reunião com ele. ‘Posso trazer aqui?’ ‘Não, aqui não’. Existia uma dificuldade de superar essas questões. Esses conflitos com a China dificultavam muito a boa vontade”, disse Mandetta.

Randolfe Rodrigues pediu a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, após Mandetta dizer que Guedes “não ajudou nada”. “Pelo contrário, falava que já tinha mandado o dinheiro e que se virem. Vamos tocar a economia. Talvez tenha sido uma das vozes que tenha influenciado o presidente”, afirmou.

Pelo cronograma aprovado na semana passada, esta quarta-feira seria dedicada a ouvir o ex-ministro Eduardo Pazuello. Sob a justificativa de ter tido contato com dois assessores que foram diagnosticados com Covid-19, o general informou à CPI que não poderia comparecer ao Senado. O depoimento foi adiado por 15 dias.

O depoimento do antecessor dele, o médico Nelson Teich, que seria na tarde desta terça-feira, foi adiado para quarta. Na quinta-feira, será a vez do atual ministro, o cardiologista Marcelo Queiroga. No mesmo dia, os senadores também ouvirão o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.

Leia também:

Rejeição a Bolsonaro chega quase a 50%

Artigos Relacionados

Brasil volta a defender quebra de patente

Um dia após declarar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia que “sou contra a quebra de patente”, como forma de flexibilização de...

De olho na Eletrobras, setor privado não investe

Ação da estatal vale quase metade do que valia há 11 anos.

Cade quer adiar nova política de privacidade do WhatsApp

Órgãos públicos defendem, por exemplo, que os usuários não sejam proibidos de usar determinados recursos caso decidam não aderir à nova política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.