Ministro das Finanças da China promete política fiscal mais proativa

A China implementará uma política fiscal mais proativa este ano e garantirá sua força e eficácia sustentadas, disse Lan Fo'an, ministro das Finanças, no Fórum de Desenvolvimento da China 2025 , que está em andamento.

121
Participantes comparecem ao Fórum de Desenvolvimento da China 2025 em Beijing, capital da China, em 23 de março de 2025. O Fórum de Desenvolvimento da China 2025 está programado para os dias 23 e 24 de março, com o tema "Liberando o Impulso do Desenvolvimento para o Crescimento Estável da Economia Global". (Xinhua/Li Xin)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 24 março (Xinhua) — A China implementará uma política fiscal mais proativa este ano e garantirá sua força e eficácia sustentadas, disse Lan Fo’an, ministro das Finanças, no Fórum de Desenvolvimento da China 2025 , que está em andamento.

Ao abordar as dificuldades e desafios econômicos atuais, Lan enfatizou que os pontos fortes econômicos e fiscais da China cresceram significativamente, e o país acumulou uma experiência mais rica em gestão macroeconômica e governança fiscal.

Ele disse que a confiança no desenvolvimento econômico da China decorre de seus sólidos fundamentos, inúmeras vantagens, forte resiliência e vasto potencial que sustentam seu crescimento de longo prazo.

A confiança também vem de uma compreensão sóbria dos riscos potenciais e da previsão de se preparar adequadamente, deixando um amplo espaço fiscal para responder a possíveis choques e desafios, acrescentou Lan.

Espaço Publicitáriocnseg

A principal tarefa da política fiscal deste ano, disse Lan, é estimular significativamente o consumo e aumentar a eficiência do investimento em um esforço para expandir a demanda interna.

“A China tem o mercado superdimensionado mais promissor do mundo, com imenso potencial para o crescimento do consumo”, disse Lan, acrescentando que o governo central está introduzindo medidas tanto do lado da oferta quanto da demanda para estimular o consumo.

Como parte desses esforços, a China está programada para emitir um total de 1,3 trilhões de yuans (cerca de 181 bilhões de dólares americanos) de títulos do Tesouro especiais ultralongos em 2025, um aumento de 300 bilhões de yuans em relação ao ano passado, segundo dados oficiais.

O financiamento do governo para o programa nacional de troca de bens de consumo aumentará de 150 bilhões de yuans no ano passado para 300 bilhões de yuans em 2025.

Para apoiar a expansão do investimento efetivo, Lan disse que uma quantidade significativa de fundos fiscais foi organizada este ano com diferentes canais de financiamento coordenados para atingir áreas específicas.

A aceleração do desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade é outra prioridade fiscal, acrescentou Lan. O governo central aumentará o apoio à educação, ciência e tecnologia e desenvolvimento de talentos, promovendo a profunda integração da inovação tecnológica e industrial.

Falando aos líderes empresariais globais presentes no fórum, Lan também enfatizou que a política fiscal da China apoiará a abertura de alto padrão. A China garantirá tratamento igualitário para todos os tipos de entidades comerciais e continuará a melhorar o ambiente de negócios.

O Fórum de Desenvolvimento da China 2025 está programado para os dias 23 e 24 de março, com o tema “Liberando o Impulso do Desenvolvimento para o Crescimento Estável da Economia Global”. Fim

Leia também:

Comércio exterior de Shenzhen registra crescimento de dois dígitos em março
Cinturão e Rota
Comércio exterior de Shenzhen registra crescimento de dois dígitos em março

Shenzhen, 23 abril (Xinhua) — A metrópole de Shenzhen, no sul da China, viu seu comércio exterior chegar a 387,05 bilhões de yuans (cerca de 53,7 bilhões de dólares americanos) em março, um aumento anual de 12,3%, mostraram estatísticas alfandegárias divulgadas nesta terça-feira. Em março, as exportações se recuperaram significativamente, atingindo 218,53 bilhões de yuans, […]

Mercado de câmbio da China relata operações estáveis ​​no primeiro trimestre
Cinturão e Rota
Mercado de câmbio da China relata operações estáveis ​​no primeiro trimestre

Beijing, 22 de abril (Xinhua) — O mercado de câmbio da China registrou operações geralmente estáveis ​​no primeiro trimestre de 2025, apesar do aumento da volatilidade nos mercados financeiros internacionais, informou a Administração Estatal de Câmbio nesta terça-feira. No primeiro trimestre, a entrada líquida de capital transfronteiriço do país proveniente do comércio de mercadorias totalizou […]

China acelera abertura de serviços e injeta mais certeza no mundo
Cinturão e Rota
China acelera abertura de serviços e injeta mais certeza no mundo

Beijing, 21 de abril (Xinhua) — A China está acelerando a abertura de seu setor de serviços por meio de medidas como a aceleração da implementação de projetos piloto, a expansão da cobertura relacionada e o aprimoramento dos testes de estresse e a replicação de práticas bem-sucedidas, de acordo com o Ministério do Comércio nesta […]

Banco de Desenvolvimento da China aumenta empréstimos para infraestrutura no 1º trimestre
Cinturão e Rota
Banco de Desenvolvimento da China aumenta empréstimos para infraestrutura no 1º trimestre

Beijing, 22 abril(Xinhua) — O Banco de Desenvolvimento da China disse nesta terça-feira que emitiu empréstimos no valor de 369,1 bilhões de yuans (cerca de 51 bilhões de dólares americanos) para o desenvolvimento de infraestrutura no primeiro trimestre deste ano. Os empréstimos relacionados à infraestrutura representaram uma participação cada vez maior do total de empréstimos […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui