Miragem dourada

93

O mercado de derivativos de ouro é controlado por um duopólio anglo-americano, acusa o economista Adriano Benayon, da Universidade de Brasília (UnB). “A manipulação vai além dos contratos sem lastro: é virtual”, complementa.

BH convida
O setor hoteleiro deve aumentar em cerca de 60% o número de leitos na região metropolitana de Belo Horizonte (até 100 quilômetros de BH)  até a Copa de 2014. Para isso, deve investir cerca de R$ 1 bilhão. Na capital, já existem 28 hotéis em construção e 17 empreendimentos na reta final do processo de licenciamento. Com mais 45 hotéis, Belo Horizonte ganhará 16.042 leitos. Dos novos estabelecimentos, sete terão classificação cinco estrelas.

De 3ª a 5ª
Atualmente, a região metropolitana de Belo Horizonte tem 30.194 leitos distribuídos em 314 estabelecimentos. A taxa de ocupação média é de 80%, percentual que pode chegar a 100% de terça a quinta-feira. Para 2014, o setor projeta que haverá oferta de 50.919 leitos. “Quando um empresário decide onde investir, muitos critérios são analisados. Em Minas o PIB cresceu 10,9% em 2010. Foi um recorde. Isso não passa despercebido pelos investidores. Eles são atentos e sabem onde investir”, afirma Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.

Lá micou
É importante observar, no entanto, que, na África do Sul, na qual o setor hoteleiro também passou por forte expansão, a taxa de ociosidade dos estabelecimentos disputa com os estádios de futebol construídos ou reformados especialmente para o Mundial o troféu “Elefante Branco”, devido à ausência de demanda suficiente após o burburinho da Copa de 2010.

Espaço Publicitáriocnseg

Sem contra-indicações
O jornal francês Le Monde publicou artigo, sob o título Faire souvent l”amour permet aussi de rallonger son espérance de vie, em que o neuropsicólogo britânico David Weeks, do Royal Edimburgh Hospital, baseado em uma pesquisa com 3,5 mil homens e mulheres de 20 a 104 anos, comprova que uma atividade sexual intensa permite retardar o processo de envelhecimento. O que levou um amigo desta coluna – após se perguntar quantas vezes seria esta “atividade intensa” – a afirmar, otimista: “Assim, em vez de gastarmos dinheiro com médicos, medicamentos e academias, há um método mais prático e milenar de retardar o envelhecimento, fácil de ser usado…”

Nas nuvens
O precoce aumento das tarifas aeroportuárias do Aeroporto de Brasília, antes mesmo da passagem da sua administração para mãos privadas, confirma o fenômeno que marca o setor mundialmente: onde houve privatização, houve aumento de tarifas. E dessa conta, a presidente Dilma não poderá fugir na próxima campanha eleitoral, atribuindo-a ao DNA tucano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui