Mirem-se no exemplo próximo

138

 

O superministro Paulo Guedes parece guardar um fetiche especial com o Chile, onde lecionou durante a ditadura militar. Um quadro mais atualizado do país, porém, faz acender um sinal amarelo. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Chile viu se esgotar neste 2018 o chamado bônus demográfico. É como se chama o efeito em um país no qual a quantidade de pessoas em idade economicamente produtiva é maior do que a parcela de pessoas em idade não produtiva, como idosos e crianças. É o momento ideal para um país dar um salto no desenvolvimento humano e na qualidade de vida da população.

Não se pode dizer que o Chile aproveitou bem os anos de bônus. Chega ao final de 2018 com crise no sistema previdenciário. O valor pago para a maioria dos aposentados chilenos varia de 30% a 40% do salário mínimo. Isso significa pressão sobre os gastos públicos. E os valores arrecadados pelas empresas privadas de previdência (AFPs) não é suficiente para garantir os pagamentos. Boa parte foi desviada para o exterior.

Sobra aos vizinhos o cobre, desde sempre o principal motor da economia chilena.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Violência no México saltou 50% em 2 anos

O Gráfico da Semana do Fundo Monetário Internacional apresenta alguns dos custos humanos e econômicos do crime no México. O ano passado foi o ano mais violento do país, com mais de 25 mil homicídios – um salto de 50% desde 2015. Para as famílias e empresas conjuntamente, os custos diretos do crime, como medidas preventivas e indenizações, aumentaram para impressionantes 2,5% do PIB em 2017.

Cerca de 13% das microempresas afetadas pelo crime cancelaram a expansão dos negócios, enquanto quase um quinto reduziu os horários de trabalho. Os pequenos negócios são mais de 95% das empresas do México, que empregam apenas até dez pessoas.

As grandes empresas também são muito afetadas. A gigante estatal de petróleo e gás Pemex informou que o número de torneiras ilegais de seus oleodutos aumentou cerca de 50% em 2017 em comparação com o ano anterior e cerca de 15 vezes desde 2010. A Pemex estima que o roubo de petróleo está custando à empresa US$ 1,6 bilhão por ano, o que é igual a 0,14% do PIB.

Christian Saborowski, economista sênio do Departamento do Hemisfério ocidental do FMI, conclui que “a enorme magnitude dos custos econômicos se soma às muitas outras razões pelas quais o combate ao crime precisa ser uma prioridade política no México. Desenvolver políticas para reduzir o crime e implementá-las efetivamente não é uma tarefa simples. No entanto, aumentar a eficiência e a qualidade das instituições de aplicação da lei e judiciais provavelmente teria de ser uma parte crítica de qualquer pacote de políticas para fortalecer com êxito a segurança no México”.

 

Telinha

Cada ponto nas pesquisas de audiência de televisão realizadas pela Kantar IBOPE Media passará a representar 254.892 domicílios e 711.081 indivíduos em 2019. Quase três espectadores por casa. Parece exagerado.

 

Controle naval

Foi inaugurado nesta segunda-feira o Centro Integrado de Segurança Marítima (Cismar), na sede do Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro. O Cismar atuará de forma permanente e coordenada com órgãos como a Receita Federal, a Polícia Federal e a Anvisa.

 

Preço a pagar

O convite seguido de “desconvite” aos presidentes de Cuba e da Venezuela pode provocar desgaste internacional ainda maior do que já ocorre para o futuro Governo Bolsonaro. Chefes de Estado, em solidariedade, podem enviar representantes de baixo escalão, ou nem isto.

 

Rápidas

A Megamatte doou quase R$ 30 mil para o projeto culinária da Associação Saúde Criança para a capacitação de mulheres em vulnerabilidade social *** O Caxias Shopping terá, com o apoio da Firjan Sesi, colônia de férias gratuita, em 22 e 29 de dezembro e 5 e 12 de janeiro, para crianças entre 3 e 12 anos, das 16h às 18h *** Nesta sexta, às 19h30, será realizado o espetáculo Musical de Natal no Shopping Jardim Guadalupe. No sábado, no mesmo horário, o Canta Natal 2018 – Alegria encerra a programação musical de dezembro *** Encerrando programação de 2018 do Theatro Municipal de São Paulo, a sala recebe o Concerto de Natal, neste final de semana, com a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coro Lírico Municipal, sob regência, arranjos e adaptações do maestro Mário Zaccaro. Os concertos serão realizados às 20h, no sábado (22) e às 16h30, no domingo (23).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui