Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

As polêmicas sobre a Petrobras ganharam corpo com as declarações do presidente (de saída) Roberto Castello Branco, para quem a estatal não é fundamental para o país – sua atuação à frente da empresa confirma esta visão; os fatos, não. Antes dos ataques perpetrados após 2013, a Petrobras era o motor do desenvolvimento nacional. Ainda que pareça exagerado dizer que sua atuação respondia por 10% do PIB, é inegável o efeito em fornecedores, instalação de centros de pesquisa e geração de empregos. Acresça-se a isso o aumento das reservas e da produção.

As estatais são as principais responsáveis pelo mercado de petróleo hoje, desbancando as grandes petroleiras, que já foram 7 irmãs. Uma delas, a Exxon, relatou no final de fevereiro queda nas reservas totais, de 22,44 bilhões de barris ao final de 2019 para 15,3 bilhões de barris no final do ano passado. A maior perda veio das areias petrolíferas canadenses. Não quer dizer que o petróleo desapareceu, mas deixou de ser interessante explorá-lo.

Também no mês passado, o jornal The Guardian informou que a justiça britânica garantiu a duas comunidades nigerianas o direito de entrar com ações judiciais, em um tribunal inglês, para exigir limpeza e indenização contra a Shell e sua subsidiária na Nigéria. As comunidades são afetadas pela poluição causada pela operação há anos e têm poucas esperanças de conseguir uma reparação justa na Nigéria.

A Shell, socialmente responsável, não contesta os efeitos da exploração. Alegou apenas que não era responsável pelos danos, sendo somente a holding da Shell Petroleum Development Company da Nigeria (SPDC). A tese colou na corte de apelação britânica, mas foi descartada pela Suprema Corte.

 

Pandemia e solteirice

O número de casamentos no Brasil ano passado ficou em 705,5 mil. Em 2019, foram 956 mil, números parecidos aos de 2018 (960 mil) e 2017 (943 mil). Os dados são do Portal Transparência do Registro Civil.

 

Rápidas

Foram prorrogadas até 8 de março as inscrições para o curso “Fascismo ontem e hoje: entender para derrotar”, oferecido pela Fundação Perseu Abramo, com coordenação do professor e historiador Lincoln Secco. Detalhes aqui *** O Conselho Regional de Administração (CRA-RJ) conseguiu intervir nos concursos da Imbel e da FAB para que requisitem a necessidade do registro profissional para administrador, conforme a lei *** O Programa Imagens em Movimento oferece oficinas online sobre Cinema e Audiovisual, Sensibilização Musical e Consciência corporal para alunos de escolas públicas, com idades entre 9 e 16 anos e um curso de formação em Pedagogia do Audiovisual e Artes Integradas para educadores. Inscrições até quinta-feira *** Até 28 de março, acontece a “Mostra Plataforma Dança Intercâmbio”, evento 100% online que reunirá destacados bailarinos na cena da dança mundial. Programação completa aqui *** A unidade da Legião da Boa Vontade em Del Castilho (RJ) comemorou 25 anos nesta terça-feira.

Leia mais:

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Surpresa com quadro atribuído a Caravaggio

Pregão foi suspenso enquanto especialistas definem autoria da obra.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Jornalista agora pode ser MEI

Senado tentou incluir corretor de imóveis, publicitários e produtores culturais no projeto.

STF determina reintegração de excluídos do Bolsa Família

Ministro Marco Aurélio avaliou que Governo Federal estava descumprindo determinação.

Preços dos medicamentos voltam a subir em março

Segundo levantamento, resultado reflete agravamento da pandemia, colapso das unidades de saúde e depreciação cambial.

Planos devem autorizar exame de Covid de forma imediata

Antes da determinação da ANS, os planos podiam demorar até três dias úteis para garantir o atendimento ao pedido.

Cresce demanda árabe por café verde e solúvel do Brasil

No primeiro trimestre deste ano, país exportou 37% mais café à região; além dos grãos verdes, crus, países têm demandado mais produto solúvel.