Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

489
Vazamento de óleo na Nigéria (foto de Omolade Adunbi, Wikimedia CC)
Vazamento de óleo na Nigéria (foto de Omolade Adunbi, Wikimedia CC)

As polêmicas sobre a Petrobras ganharam corpo com as declarações do presidente (de saída) Roberto Castello Branco, para quem a estatal não é fundamental para o país – sua atuação à frente da empresa confirma esta visão; os fatos, não. Antes dos ataques perpetrados após 2013, a Petrobras era o motor do desenvolvimento nacional. Ainda que pareça exagerado dizer que sua atuação respondia por 10% do PIB, é inegável o efeito em fornecedores, instalação de centros de pesquisa e geração de empregos. Acresça-se a isso o aumento das reservas e da produção.

As estatais são as principais responsáveis pelo mercado de petróleo hoje, desbancando as grandes petroleiras, que já foram 7 irmãs. Uma delas, a Exxon, relatou no final de fevereiro queda nas reservas totais, de 22,44 bilhões de barris ao final de 2019 para 15,3 bilhões de barris no final do ano passado. A maior perda veio das areias petrolíferas canadenses. Não quer dizer que o petróleo desapareceu, mas deixou de ser interessante explorá-lo.

Também no mês passado, o jornal The Guardian informou que a justiça britânica garantiu a duas comunidades nigerianas o direito de entrar com ações judiciais, em um tribunal inglês, para exigir limpeza e indenização contra a Shell e sua subsidiária na Nigéria. As comunidades são afetadas pela poluição causada pela operação há anos e têm poucas esperanças de conseguir uma reparação justa na Nigéria.

A Shell, socialmente responsável, não contesta os efeitos da exploração. Alegou apenas que não era responsável pelos danos, sendo somente a holding da Shell Petroleum Development Company da Nigeria (SPDC). A tese colou na corte de apelação britânica, mas foi descartada pela Suprema Corte.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Pandemia e solteirice

O número de casamentos no Brasil ano passado ficou em 705,5 mil. Em 2019, foram 956 mil, números parecidos aos de 2018 (960 mil) e 2017 (943 mil). Os dados são do Portal Transparência do Registro Civil.

 

Rápidas

Foram prorrogadas até 8 de março as inscrições para o curso “Fascismo ontem e hoje: entender para derrotar”, oferecido pela Fundação Perseu Abramo, com coordenação do professor e historiador Lincoln Secco. Detalhes aqui *** O Conselho Regional de Administração (CRA-RJ) conseguiu intervir nos concursos da Imbel e da FAB para que requisitem a necessidade do registro profissional para administrador, conforme a lei *** O Programa Imagens em Movimento oferece oficinas online sobre Cinema e Audiovisual, Sensibilização Musical e Consciência corporal para alunos de escolas públicas, com idades entre 9 e 16 anos e um curso de formação em Pedagogia do Audiovisual e Artes Integradas para educadores. Inscrições até quinta-feira *** Até 28 de março, acontece a “Mostra Plataforma Dança Intercâmbio”, evento 100% online que reunirá destacados bailarinos na cena da dança mundial. Programação completa aqui *** A unidade da Legião da Boa Vontade em Del Castilho (RJ) comemorou 25 anos nesta terça-feira.

Leia mais:

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Salário mínimo baixo, gasto do Estado alto

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui