Modelo do Santos Dumont favorece aeroportos de outros estados

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Saguão do Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Saguão do Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19) portaria do Ministério da Infraestrutura que institui grupo de trabalho que terá como finalidade reavaliar o modelo de concessão a ser adotado no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Autoridades, entidades civis e técnicos discordam do modelo proposto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que privilegia o Santos Dumont e prejudica o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão.

A possível revisão do edital do Santos Dumont não agradou o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo matéria de um jornal paulista, a concessionária pediu para participar do grupo de trabalho. Citando fonte não identificada, a reportagem afirma que Guarulhos deverá pleitear o “reequilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

Fonte carioca afirmou ao Monitor Mercantil: “Isso é a maior prova que estamos no caminho certo, pois claramente diz que a revisão do edital do Santos Dumont poderia ‘prejudicar’ o Aeroporto de Guarulhos. Ou seja, os paulistas se autodenunciando publicamente que a modelagem feita para o Santos Dumont visa fortalecer outros hubs [aeroportos centrais]”.

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“A partir dessa matéria não há mais o que discutir que estamos no caminho certo de limitar ao máximo o número de passageiros no SDU para algo no máximo 7 milhões por ano, já que a Ponte Aérea Rio/SP tem potencial de 4 milhões/ano, e determinar que voos longos para capitais como Brasília e Salvador, que são hubs regionais, se concentrem no Galeão”, complementa a fonte carioca.

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