Modelo esgotado

Maior empregador do país e responsável por 19,26% do PIB, o setor de construção precisa da definição de um programa habitacional de longo prazo e de uma definição do sistema de financiamento. “Os atuais programas de financiamento do país não mais condizem com a realidade da população”, afirma o empresário Márcio Fortes. Ex-deputado e ex-secretário de Indústria do Estado do Rio de Janeiro, Fortes toma posse amanhã na presidência da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).

Alvo
O turista atraído pelo mercado de eventos gasta cerca de US$ 250 por dia, pelo menos o dobro de um turista em busca do lazer tradicional, revela a especialista Sylvia Mangabeira em artigo no portal C-Events (www.c-events.com). A América Latina, porém, é sede de menos de 8% dos eventos no mundo, muito aquém de seu potencial. De acordo com Sylvia, “é vital insistir na qualidade dos serviços, buscando um profissionalismo cada vez maior e tecnicamente mais consistente”.

Dura realidade
A confiança dos americanos no sucesso dos EUA na Guerra do Iraque caiu drasticamente, segundo pesquisa do instituto Gallup publicada ontem pelo jornal USA Today. De acordo com o levantamento, 56% acreditam que as coisas vão bem para as forças dos EUA no Iraque. O índice era de 70% há um mês e de 86% na semana de 7 de maio. Os índices de aprovação de Bush continuam fortes, mas caíram oito pontos percentuais em relação à pesquisa de abril. Mais de um terço (37%) afirmou que a administração Bush enganou propositadamente a opinião pública americana sobre as supostas armas de destruição em massa iraquianas.

Oportunidades
Decepções da opinião pública à parte, as empresas seguem ocupando espaços no Iraque. A TNT Express anunciou um acordo de parceria com a IKE Express, a maior companhia de entrega de documentos de Bagdá. De acordo com Alan Jones, diretor administrativo da TNT, “não há duvidas quanto ao grande potencial dos negócios no Iraque, que é o segundo maior produtor mundial de óleo e gás. Nós já estamos contemplando os pedidos de entrega expressa dos clientes com remetentes de lugares como Japão e Reino Unido”.

Vice que versa
Uma das figurinhas mais carimbadas no noticiário das editorias de economia, o vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos em Finanças e Contabilidade (Anefac), Ribeiro de Oliveira, avançou uma casa. Ontem, ele assumiu a presidência da Anefac. Oliveira se orgulha de, recentemente, o presidente Lula ter citado dados da pesquisa da  Anefac sobre juros, que foram repassados ao Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), mostrando que as taxas cobradas pelos bancos são muito superiores à Selic.

Negócios britânicos
O presidente da Câmara Britânica do Brasil, Willian Ballantyne, anunciou a criação do Comitê Britânico de Energia (CBE) que será presidido por Richard Taylor. Cinco missões estrangeiras virão ao Brasil e duas missões irão ao exterior, com participação de empresários britânicos. O anúncio foi feito antes de palestra do secretário de Energia do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Granja Victer, que explicou a nova legislação estadual para o setor petróleo e o funcionamento da Lei Valentim, que taxa em 19%, sendo que 18% de ICMS e 1% para o Fundo de Combate a Pobreza , qualquer produto que entre no Rio. Segundo o secretário, a lei visa dar isonomia aos produtos nacionais, uma vez que a atual legislação tributa os produtos brasileiros e desonera os estrangeiros.

Coração
O superintendente da Susep, Renê Garcia, está internado no Incor de São Paulo. Vítima de um infarto quando se encontrava em Buenos Aires, o xerife do setor de seguros, ex-integrante do Conselho Editorial do MONITOR MERCANTIL, encontra-se em observação e o mercado aguarda seu retorno.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSangria desatada
Próximo artigoBode

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Últimas Notícias

Estados reduzem ICMS, mas dólar pode elevar combustíveis

Ao menos 11 governos anunciaram queda do imposto.

Fertilizantes e óleo reduzem superávit da balança comercial em junho

Governo reduz projeção para o ano: US$ 81,5 bilhões.

Sanções contra Rússia levam inflação na Europa para perto de 2 dígitos

Preços da energia subiram 42% em 1 ano.

Emprego cresce na Espanha após mudanças na reforma trabalhista

Números ainda são influenciados pela recuperação pós-pandemia.

Preço do cobre cai 25% desde o pico em 2022

Riscos de recessão aceleraram desvalorização do metal.