Modernidade

O setor de serviços, alavancado desde a Era Collor, continua a todo vapor no reinado de Lula. Na  Estrada do Pau de Ferro, em Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio de Janeiro), um guardador de carros, ao encerrar o expediente, guarda a flanela e embarca no seu Santana vermelho.

Golpe
Ingênuos alguns, mais elaborados outros, não param de circular pela Internet e-mails para tentar aplicar um golpe nos correntistas de bancos. Um repórter do MM recebeu uma correspondência virtual que teria sido enviada pelo itau@itau.com.br informando que todo cliente do banco tinha direito a um seguro de vida grátis, bastando para isso clicar no link www.itau.com.br e digitar os dados da conta corrente. Tudo falso como uma nota de R$ 30. Pessoas com mais experiência em informática não tinham dificuldade em ver que o endereço IP (o número que funciona na Internet como uma placa de carro) remete a uma universidade no Canadá, provavelmente invadida virtualmente, por não ter um sistema de segurança eficiente. Ontem, a página já estava fora do ar.

Pré-análise
A consultoria MTB – Assessoria Organizacional oferece uma ferramenta na Internet gratuita para empresas fazerem uma avaliação que identifica problemas e fornece recomendações iniciais para atingir objetivos estratégicos. Para acessar o serviço, basta preencher o formulário disponível no site da consultoria (www.mtbassessoria.com.br).

Bom para quem?
A Alca, a Educação e Como Você entra no Mundo é o tema de palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, dia 4 de novembro, às 16h30m, durante a ExpoManagement, no Transamérica Expo Center (SP). Amorim falará sobre os setores da economia que vão se expor mais rapidamente à competição e tentará responder à pergunta se isso vai ser bom para o Brasil? Informações e inscrições pelo telefone (11) 4689-6666.

Esporte na escola
Segundo Tempo, um programa que incentiva o esporte, garante reforço alimentar e mantém as crianças ocupadas durante o período em que estão fora da escola, ganha hoje reforço da Brasil Telecom, que adotará um núcleo do projeto, que atende 259 mil alunos e pretende chegar a 1 milhão. A operadora de telefonia também anuncia o patrocínio das equipes masculina e feminina da Força Olímpica de Vôlei.

Pró-transgênico
Para o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a rotulagem é a principal pendência relacionada aos transgênicos. Ele disse, ontem, no Rio, que há mercado para os dois tipos de cultivo e que o Brasil precisa garantir o domínio da nova tecnologia. Atualmente, porém, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) não detém patente de nenhum transgênico. Caso queira produzir algum, deverá pagar royaltes à multinacional Monsanto, conforme noticiou o MM no último dia 14.
Em relação à Alca, o ministro voltou a defender o fim do protecionismo agrícola nos EUA para o país aceitar negociar os itens que interessam aos norte-americanos. Destaque para a propriedade intelectual. “Pode ser criada uma “pequena Alca”, se ninguém ceder”, disse.

Monopólio
Antes da apresentação, segunda-feira à noite para convidados, do documentário Vaidade, que vai ao ar no próximo dia 26, às 21h, pelo canal GNT/Globosat, o diretor Fabiano Maciel deu uma mostra do quanto é difícil produzir conteúdo, de forma independente, para a TV no Brasil. Enquanto nos países desenvolvidos a TV aberta compra dos produtores independentes 60% de seu conteúdo, no Brasil quase 100% da programação é  feito em casa, em prejuízo da diversidade de pensamentos. Vaidade, que ganhou o prêmio Brasil Telecom ao retratar a vida das revendedoras de cosméticos no Pará, levou dez anos para estar concluído.

União
A tentativa de Mercosul e União Européia se acertarem comercialmente tem mais um capítulo na IV Plenária do Fórum Empresarial Mercosul União Européia (MEBF). Com as presenças do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Luiz Fernando Furlan, e do ministro das Finanças da Alemanha, Hans Eichel, serão debatidos acesso a mercados, investimentos, serviços e cooperação em projetos especiais. Será de 28 a 30 próximos, em Brasília. Mais detalhes em www.mebf.com.br

Artigo anteriorSaudosismo
Próximo artigoFrágil
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

IGP-M acumula inflação de 28,94% em 12 meses

Segundo FGV, taxa ficou em 2,53%, em fevereiro, após registrar 2,58% em janeiro.

Confiança do comércio tem leve alta em fevereiro

Segundo a FGV, é a primeira alta depois de quatro quedas consecutivas.

Balanço melhor que o esperado da Petrobras anima mercado nacional

Hoje, no exterior, Bolsas mundiais operam sem direção única.

O futuro está nas criptomoedas?

Quarta foi de intensa volatilidade nos mercados externos; por aqui com justificativa, ainda em função do imbróglio de Petrobras e Eletrobras.

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.