Modernização chinesa criará novas oportunidades de desenvolvimento para o mundo

115
Fábrica na China (foto CRI)

“A modernização chinesa é sem precedentes na história”, ressaltaram várias personalidades internacionais pela ocasião do 75º aniversário da fundação da República Popular da China (RPCh).

Atualmente, a China está promovendo de forma integral a construção de um país forte e sua revitalização nacional através da modernização. Observadores estrangeiros estão atentos e se perguntam: como a China levará adiante sua modernização? Quais novas oportunidades o mundo poderá compartilhar? Na recepção de comemoração aos 75 anos da fundação da RPCh, o presidente Xi Jinping forneceu uma resposta em seu discurso importante, realizado em 30 de setembro.

“Devemos insistir na liderança do Partido Comunista da China (PCCh), no socialismo com características chinesas, na abordagem centrada no povo e no caminho de desenvolvimento pacífico.” As quatro propostas estão em plena consonância com as características e os requisitos essenciais da modernização chinesa apresentados no 20º Congresso Nacional do PCCh, sendo tanto um resumo das experiências passadas, quanto uma orientação ao desenvolvimento futuro, apontando a direção para sua promoção.

As oportunidades, primeiramente, vêm do conceito de paz. A modernização chinesa segue o caminho do desenvolvimento pacífico, e seu recrudescimento fortalecerá a paz e a estabilidade globais. Atualmente, a China é o único grande país que inscreveu o conceito de desenvolvimento pacífico em sua Constituição, sendo o único que se compromete a não ser o primeiro a usar armas nucleares entre os cinco países com armamento nuclear. No futuro, a China continuará a erguer a bandeira da paz, desenvolvimento, cooperação e ganhos mútuos, esforçando-se para promover a paz mundial e o progresso comum da humanidade.

Espaço Publicitáriocnseg
Robôs em fábrica na China

As oportunidades também estão no fato de que a modernização chinesa impulsionará o desenvolvimento comum de todos os países. A 3ª Sessão Plenária do 20º Comitê Central do PCCh propôs que a China aprimorará o mecanismo de alto nível de abertura ao exterior, promoverá o desenvolvimento econômico de alta qualidade e construirá um sistema de economia de mercado socialista de alto nível. Desta vez, o presidente Xi Jinping reafirmou em seu discurso que o país irá aprofundar ainda mais as reformas e ampliar a abertura, focando no desenvolvimento de alta qualidade. Isso fornecerá um espaço mais amplo para a cooperação internacional.

Ao mesmo tempo, a modernização chinesa também contribuirá para a melhoria da governança global. Diante das crises globais, como disparidades nos processos de desenvolvimento, aumento da intimidação unilateral e desafios ecológicos crescentes, a China sempre defendeu que a governança global deve seguir o “verdadeiro multilateralismo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui