Modi vai a Putin: Rússia e Índia aprofundam a cooperação

Rússia e Índia fortalecem parceria e planejam expandir corrente comercial para US$ 100 bilhões até 2030

80
Narendra Modi, da Índia, aperta mão de Vladimir Putin, da Rússia
Narendra Modi aperta mão de Vladimir Putin (foto Kremlin)

A Rússia e a Índia prometeram aprofundar a cooperação em vários setores, de acordo com comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira, último dia da visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Moscou a convite do presidente russo, Vladimir Putin.

“Os laços Rússia-Índia permanecem estáveis na atual situação geopolítica complexa e incerta”, lê-se no comunicado, acrescentando que os líderes de ambos os países notaram o contínuo fortalecimento e expansão da sua “parceria estratégica especial e privilegiada”.

Os países continuarão o seu diálogo sobre a liberalização do comércio, incluindo a possibilidade de um acordo de comércio livre entre a União Econômica da Eurásia e a Índia. As duas nações concordaram em acelerar o crescimento do comércio bilateral, estabelecendo uma meta para aumentar o volume de negócios comercial para US$ 100 bilhões até 2030.

Os líderes também concordaram em preparar um programa para o desenvolvimento de áreas estratégicas de cooperação econômica entre os países até o final da década. Os países reafirmaram a importância do diálogo sobre segurança e concordaram em fortalecer a arquitetura de segurança regional, afirma o comunicado.

Espaço Publicitáriocnseg

No que diz respeito à crise na Ucrânia, a Rússia e a Índia sublinharam a necessidade de uma resolução pacífica através da diplomacia e do envolvimento de ambos os lados do conflito.

Putin e Modi também apelaram à implementação da resolução da ONU sobre um cessar-fogo e a libertação imediata dos reféns na Faixa de Gaza, defendendo a prestação eficaz de assistência humanitária em Gaza.

No que respeita à energia, a Rússia e a Índia concordaram em considerar novos contratos a longo prazo e uma maior cooperação no setor do carvão.

O líder russo também convidou Modi para a próxima Cúpula do Brics, marcada para o outono na cidade russa de Kazan. Modi fez uma visita oficial de Estado à Rússia nesta segunda e terça-feira. Esta foi a primeira visita de Modi à Rússia nos últimos cinco anos.

Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui