Monopólio ameaçado

O tráfego de telefonia por IP (protocolo da Internet) está crescendo rapidamente na França. Quem faz esta avaliação é a Clarent, empresa especilizada no fornecimento de soluções de telefonia IP fone-a-fone, com qualidade similar à de uma operadora convencional. O crescimento na França pode ser uma prova de que as companhias telefônicas convencionais e seus mercados cativos estão com os dias contados. A tendência parece ser mesmo o uso do padrão aberto da Internet, com redução das tarifas para o usuário.
Competição
Enquanto nos Estados Unidos, um em cada dois norte-americanos costuma acessar a Internet, na Inglaterra essa proporção cai para um em cada seis ingleses. Essa realidade está forçando os provedores do país a reduzirem suas taxas para os usuários.

Boca aberta
Com 124.839 odontólogos (11% da categoria no mundo), o Brasil tem mais cirurgiões dentistas por habitante do que Estados Unidos e Canadá. Enquanto em nosso país há  um profissional por 1.241 habitantes, nos EUA essa relação é um por 1.598 habitantes e Canadá de um por 1.873 pessoas.
A quantidade e a qualidade de dentistas no país, porém, não impede que três em cada quatro brasileiros com mais de 60 anos de idade não possuem um único dente natural.
Os dados são do Escritório de Difusão e de Serviços Tecnológicos (Edistec), da Unicamp, e a da Oral Health, empresa voltada para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que atribuem a concentração de grande número de profissionais nos em consultórios fixos nos centros urbanos. Para mudar esse quadro a Edistec e a Oral Health estão buscando financiadores para aprimorar e difundir módulos odontológicos transportáveis, cuja primeira versão foi industrializada com apoio da Fapesp.

Unidade
O Sindicato dos Bancários do Rio fechou chapa única para as eleições que se realizarão a partir do próximo dia 10. A nova diretoria é ampla, não só em quantidade de nomes, como pelas diferentes posições políticas: da atual presidente Fernanda Carisio, da corrente Articulação do PT, a Cyro Garcia, do PSTU. O novo presidente será José Ferreira Pinto, funcionário do Unibanco.

“Global child”
Globalizado é o filho da Luciana Gimenez. A fecundação foi no Brasil, o pai é inglês, o nome, hebraico, mas a pensão é  em dólar norte-americano mesmo.

Terrorismo
Circulam pela Internet pedidos desesperados de ajuda feitos por moradores de Kosovo, que denunciam massacres cometidos pelo ELK – a milícia pró-Otan que manda e desmanda na região, nas barbas das forças de segurança da ONU.

Migração
Um dos principais representantes do conservadorismo monetarista no Governo FH, o ministro Pedro Parente já freqüentou a extrema esquerda na adolescência, embora ocupasse papel secundário. Colegas do Santo Inácio, lembram-se de Pedro como um ponta-esquerda medíocre, reserva do time do colégio.

Além da fachada
Ainda não se sabe se foi descuido ou interesse deliberado, mas, quinta-feira à noite, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República distribuiu para as redações dois comunicados eletrônicos, ambos assinados pelos ministros Pedro Malan, Francisco Dornelles, Waldeck Ornelas e Martus Tavares, sobre minuta encaminhada a FH para justificar o pífio reajuste do salário mínimo. O mais curioso é que a primeira mensagem continha trechos sublinhados, riscados ou com sugestões de mudanças, detalhes que desapareceram na versão final. Pode ter sido apenas descuido pouco usual, mas teve jornalista que ficou com a pulga atrás da orelha, diante da possibilidade de um suposto vazamento ser mais um desdobramento da briga de foice instalada no Planalto.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGlobalizar é…
Próximo artigoAtraso

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Fome dói, adoece e mata!

Por Renata Abreu.

Prevenção contra o AVC

Por Ricardo Brizzi.

A Lei de Biossegurança em pauta no STF

Uso de transgênicos não é tarefa fácil. Qual será a medida menos onerosa para as futuras gerações?

Vendas em supermercados recuam 7,15% em 12 meses

Preço de produto da cesta básica pode variar até 180% em São Paulo.