Monopólio da comida

121

A decisão do governo de eleger o agronegócio como locomotiva do desenvolvimento petista encerra outros obstáculos, além da opção por um segmento que se restringe a 9% do comércio mundial. Segundo relatório da ONG ActionAid, apenas 30 empresas controlam um terço de todo o processamento de comida no mundo;  cinco controlam 75% do comércio de grãos; seis dominam 75% do mercado mundial de pesticidas; e 84% do comércio de chá do planeta está concentrado em só três empresas.

Genéticos têm dono
Ainda de acordo com a ActionAid, a multinacional norte-americana Wal-Mart detém o controle de 40% da comida vendida no varejo do México. E a Monsanto, principal beneficiada pela liberação da venda de transgênicos no Brasil, tem em suas mãos cerca de 90% do mercado internacional de sementes geneticamente modificadas. O relatório completo pode ser acessado em www.actionaid.org.br/docs/paginas_abuso.pdf

Luta unida
Pela primeira vez durante o governo Lula, sindicalistas, empresários e intelectuais se unem em campanha unitária para reivindicar presença em um órgão deliberativo do governo federal. Trata-se da Campanha pela Ampliação do Conselho Monetário Nacional, que está sendo articulada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento de lançamento da campanha está marcado para a próxima terça-feira, às 9h30, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Buraco
O prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre, acusa o governo anterior de recolher dinheiro do servidor e não repassar aos órgãos devidos. As três maiores dívidas são com a Caixa Econômica, INSS e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia (Iprevi), somando quase R$ 700 mil, segundo a atual gestão. Muitos servidores que tinham empréstimo junto à Caixa, com desconto em folha de pagamento, disseram que tiveram seus nomes incluídos no cadastro da Serasa.

Espaço Publicitáriocnseg

Balcão
Na próxima terça-feira entrará em vigor a Resolução 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata de boas práticas para serviços de preparo e conservação de alimentos. A partir dessa data, o Brasil terá novas regras para garantir a qualidade dos alimentos expostos à venda.

Jamais
O presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), desafiou o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a imprensa a encontrar qualquer indício de envolvimento dele com fraudes do INSS. “Jamais indiquei alguém para o INSS ou dei um telefonema para o INSS”, disse, durante pronunciamento feito ontem. O deputado foi acusado por um jornal de ter vendido um imóvel a um dos acusados, o fiscal Arnaldo Carvalho da Costa, além de dividir com ele uma propriedade em Rio das Flores, vendida em 2001. Picciani admite que Carvalho é seu amigo. O presidente da Alerj destacou que os procuradores federais afirmam que não há nenhum indício que o vincule às supostas fraudes cometidas pelo grupo de fiscais do INSS.

Letras
O ex-governador do Rio Anthony Garotinho lança na próxima segunda-feira o livro de sua autoria A Recuperação da Indústria Naval. Não que Garotinho tenha trocado a corrida à Presidência da República em 2006 por uma vaga de imortal na Academia Brasileira de Letras. Muito pelo contrário: o atual coordenador do governo fluminense lançará uma série de livros destacando o que acredita serem realizações das gestões dele e da mulher, a atual governadora Rosinha. A noite de autógrafos será no Espaço Cultural da Marinha, ao lado da Praça XV. A edição é da Fundação Ulysses Guimarães, do PMDB.

Rio em Paris
O Rio vai a Paris. No próximo dia 10, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Sebrae-RJ e a Câmara de Comércio e Indústria de Paris lançam, na capital francesa, o Rio de Todos Nós – Semana do Rio de Janeiro na França. O evento é preparatório da Semana do Rio de Janeiro na França, que acontecerá de 6 a 12 de junho, dentro da programação Ano do Brasil na França – 2005, que vai de março a outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui