O número de moradores de rua nos EUA em janeiro de 2023 era de 653,1 mil, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Em 2020, o número de norte-americanos sem-teto era de 580 mil.
O número assusta ainda mais ao ser comparado com a estimativa no Brasil. A população em situação de rua aqui era de 227.087 até agosto de 2023, segundo pesquisa do Ipea.
Enquanto a população dos Estados Unidos é cerca de 1,6 vezes maior que a brasileira, o número de sem-teto lá é quase 3 vezes maior que aqui.
O Ipea faz sua estimativa baseado no Cadastro Único, o que significa que o número de brasileiros em situação de rua pode ser maior.
Mesmo assim, no país mais rico do mundo, era de esperar um número muito menor, tanto absoluto quanto proporcional. O número de sem-abrigo de janeiro de 2023 é mais elevado do que em qualquer momento desde que a contagem pontual (PIT) começou em 2007.
O número de moradores de rua nos EUA voltou a crescer após o fim do pagamento de fundos federais que ajudaram as localidades a colocar pessoas em hotéis e outros alojamentos durante a pandemia, no âmbito do Plano de Resgate Americano.
Especialistas em habitação relatam que dois terços das pessoas no levantamento feito em janeiro relataram que não faziam parte dos sem-teto “crônicos”, mas que estavam vivendo isso pela primeira vez.
O aumento dos aluguéis e outras despesas de moradia pode ter influência: o preço médio do aluguel aumentou 25% entre janeiro de 2021 e junho de 2022, de acordo com a National Low Income Housing Coalition.
Então é Natal na TV
Estudo realizado pela Tunad sobre campanhas de Natal na TV aberta de São Paulo mostra um aumento de 20% no total de anúncios relacionados ao tema Natal de 2021 para 2022, podendo atingir o mesmo crescimento em 2023. A pesquisa compara o período de 10 a 25 de dezembro.
Em 2022, a marca com mais inserções foi a Marabraz, com 497, sendo 38% delas no SBT. Em segundo lugar, ficou a Coca-Cola, com Record e RedeTV representando 68% das emissoras anunciadas.
Em termos de aumento nas buscas pela marca no Google em relação à média (em inglês, uplift), o destaque foi para o Mercado Livre, que teve mais que o dobro do uplift absoluto em relação ao segundo colocado, que foi a Ultrafarma, e quatro vezes mais uplift médio que a Havan.
Em 2023, as categorias que mais se destacam em número de inserções relacionadas ao Natal são: Produtos Financeiros, Produtos Alimentícios e Bebidas Não Alcoólicas. Em relação às marcas, Viva Sorte lidera por enquanto, com 204 inserções, sendo 53% delas feitas na Rede Bandeirantes, seguida por Dolly e Cacau Show.
Feliz Natal a todos
Difícil escrever algo otimista no Natal em uma época de tantos conflitos, genocídio e desigualdade. Talvez por isso mesmo devemos procurar a inspiração de Jesus e aspirar por um mundo mais justo e humano.
Rápidas
A Warren Investimentos anuncia Robinson Marchini como diretor de Tecnologia (CTO). Ele conta com passagens pelo Itaú Unibanco e Banco Pan, entre outros *** A FGV EMAp oferece Programa de Verão com cursos gratuitos no formato híbrido para estudantes da Graduação e Pós-graduação da FGV e de outras instituições de ensino superior. Informações: emap.fgv.br/programa-de-verao